São Paulo, Sexta-feira, 18 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DJs testam programa de MP3

da Redação


Em Porto Alegre, muitos DJs chegam nas festas e clubes com um disco rígido embaixo do braço, em vez da malinha de discos. Eles estão testando um novo programa de MP3, de uma pequena empresa de software brasileira. O Disco Wave Player, ou DWP, emula todas as funções de um CD player profissional -e mais algumas.
Everson Schroeder, um dos DJs que aderiram ao DWP, diz que ele só tem um inconveniente: "Se houver alguma queda de energia ou faltar luz, o computador pode desligar e demorar para ligar de novo". De resto, "é muito melhor do que o CDJ (o CD player normalmente usado por DJs)".
O DWP foi desenvolvido pela KL, uma empresa de software para rádios que tem entre seus clientes a Jovem Pan e a Bandeirantes FM, além das principais rádios do Sul.
"Já existem muitos programas de MP3, mas o nosso é um dos poucos que servem para profissionais", diz Cláudio Bonder, proprietário da KL. Só existem três similares, um australiano, um japonês e um americano. O software funciona como se fosse dois CD players juntos. Uma de suas funções, o "Build Waveform", permite que o DJ veja a música em formato de onda na tela, e a marque em até quatro pontos, para poder voltar e avançar a partir deles. "É impossível fazer isso em CD ou vinil", diz Schroeder.
Acompanha o DWP um programa gratuito, o Offline, que permite aos DJs trocar listas de músicas por e-mail, mesmo com quem usa outros softwares.
A KL está começando a distribuir o software em Portugal e deve tentar também os EUA. O endereço é www.klaudio.com.br. (ME)


Texto Anterior: Netvox - Maria Ercilia: Ai, minha Santa Tecla
Próximo Texto: Réplica - André Barcinski: Cota para cinema é desastre
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.