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SÃO PAULO FASHION WEEK
Jeans desperta desejo no verão
ERIKA PALOMINO
COLUNISTA DA FOLHA
O jeans é o novo biquíni. Ao
menos no Brasil. O exagero
típico do mundo da moda se presta a exemplificar que as calças de
índigo estão ficando tão importantes para o design brasileiro
quanto a moda praia. Daí o status
que alcançam os desfiles de jeanswear na São Paulo Fashion Week,
evento que segue até sábado com
38 desfiles para o verão 2003.
A comemoração dos 30 anos da
Ellus, anteontem à noite, foi prova
disso. A marca tem se desdobrado
para reformular sua imagem, deixando-a contemporânea. O objetivo, claro, é vender roupa: jeans e
o chamado segmento fashion
também. O caminho tem sido o
de fortalecer a identidade. Em
tempos de crise, pode ser um caminho. Enquanto algumas marcas têm preferido ser "didáticas" e
apresentar leituras bastante comerciais de seu estilo, a grife tem
optado pelo caminho do styling e
do desejo de moda.
Seu desfile foi mais uma vez
nesse sentido, e a marca enche a
passarela de looks quase cenográficos e com detalhes e recursos de
edição: piratas urbanos &
edouardianos; jaquetinhas bordadas de dourado; shorts; pantalonas estranhas e megabufantes
com uma modelo de cabeça coberta; cintos de mil e uma fivelas;
tops de suede; calças corsário;
sandálias-fetiche, moedinhas, babadinhos...
De vocação hard'n'soft, a coleção da Ellus traz ninfetas adolescentes de seios de fora. Eliana
Weirich (Marilyn), 15, Tárcia
Loose (Ford), 16, e Paloma Dreher
(Ford), 15, apareceram com estratégicos suspensórios, cabelos ou
mesmo as mãos tentando cobrir o
peito. Na parte de baixo, adivinhe? Jeans. A imagem, como a de
Gisele de biquíni, tomou conta de
toda a mídia.
Caminho semelhante poderia
seguir outro nome do jeanswear
nacional, a Iódice, que vende
mesmo é no índigo. Tentando
vender somente o fashion, a grife
ignora o seu produto principal e
deixa a peça passar batido na bonita passarela quadriculada. Um
top claro, em azulzinho, com um
jeans sequinho e as ótimas sandálias de dedo do desfile já estava
bom. Mas as idéias se dispersaram e só voltaram a se juntar nas
batas bordadas do finalzinho. O
masculino, ao contrário, vence
pela simplicidade, nesta coleção
bem Era de Aquário.
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