São Paulo, quinta-feira, 18 de julho de 2002

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SÃO PAULO FASHION WEEK

Jeans desperta desejo no verão

ERIKA PALOMINO
COLUNISTA DA FOLHA

O jeans é o novo biquíni. Ao menos no Brasil. O exagero típico do mundo da moda se presta a exemplificar que as calças de índigo estão ficando tão importantes para o design brasileiro quanto a moda praia. Daí o status que alcançam os desfiles de jeanswear na São Paulo Fashion Week, evento que segue até sábado com 38 desfiles para o verão 2003.
A comemoração dos 30 anos da Ellus, anteontem à noite, foi prova disso. A marca tem se desdobrado para reformular sua imagem, deixando-a contemporânea. O objetivo, claro, é vender roupa: jeans e o chamado segmento fashion também. O caminho tem sido o de fortalecer a identidade. Em tempos de crise, pode ser um caminho. Enquanto algumas marcas têm preferido ser "didáticas" e apresentar leituras bastante comerciais de seu estilo, a grife tem optado pelo caminho do styling e do desejo de moda.
Seu desfile foi mais uma vez nesse sentido, e a marca enche a passarela de looks quase cenográficos e com detalhes e recursos de edição: piratas urbanos & edouardianos; jaquetinhas bordadas de dourado; shorts; pantalonas estranhas e megabufantes com uma modelo de cabeça coberta; cintos de mil e uma fivelas; tops de suede; calças corsário; sandálias-fetiche, moedinhas, babadinhos...
De vocação hard'n'soft, a coleção da Ellus traz ninfetas adolescentes de seios de fora. Eliana Weirich (Marilyn), 15, Tárcia Loose (Ford), 16, e Paloma Dreher (Ford), 15, apareceram com estratégicos suspensórios, cabelos ou mesmo as mãos tentando cobrir o peito. Na parte de baixo, adivinhe? Jeans. A imagem, como a de Gisele de biquíni, tomou conta de toda a mídia.
Caminho semelhante poderia seguir outro nome do jeanswear nacional, a Iódice, que vende mesmo é no índigo. Tentando vender somente o fashion, a grife ignora o seu produto principal e deixa a peça passar batido na bonita passarela quadriculada. Um top claro, em azulzinho, com um jeans sequinho e as ótimas sandálias de dedo do desfile já estava bom. Mas as idéias se dispersaram e só voltaram a se juntar nas batas bordadas do finalzinho. O masculino, ao contrário, vence pela simplicidade, nesta coleção bem Era de Aquário.



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