São Paulo, sexta, 18 de setembro de 1998

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ÚLTIMA FASE
"O Dinheiro' contrapõe Justiça ao enredo

da Redação

"O Dinheiro" daria um bom filme de humor negro inglês. Mas como Bresson é possivelmente o único grande cineasta sem nenhum senso de humor, o que se destaca é a absoluta gravidade da narrativa, que gira em torno de uma nota falsa passada de maneira quase irresponsável e que acarretará a desgraça do único ser íntegro da história: Yvon.
Por repassar a nota, ele é preso e condenado. Na prisão, será abandonado pela mulher e receberá a notícia da morte da única filha.
Como sempre em Bresson, o mal é a essência dos homens. Desta vez, no entanto, o mal é impessoal e anônimo. O primeiro a passar a nota nem saberá das consequências nefastas de seu gesto.
² Justiça
Bresson parece propor um contraponto entre o próprio filme e os rituais da Justiça. Embora acompanhe o destino de Yvon, não julga nenhum dos personagens envolvidos na trama.
A Justiça, ao contrário, julga. E o faz à luz da lei, o que a torna cega, incapaz de perceber as nuances dos acontecimentos, as nuances de uma alma.
Embora sejam poucas as cenas de tribunal, são decisivas. Se durante todo o filme o colorido é discreto, quase monocromático, é impressionante a violência do vermelho das togas explodindo na tela. Nesses momentos, "O Dinheiro" procura o choque, menos para condenar a Justiça do que para realçar sua vacuidade.
Na verdade, essa história de um criminoso poderia ser vista quase como uma continuação de "Pickpocket". Em "Pickpocket", no entanto, prevalecem um quê romântico e a hipótese de remissão, enquanto "O Dinheiro" talvez seja mais facilmente definível por seu sereno pessimismo.
Formalmente, é também um momento em que o cineasta dispõe do controle completo de sua arte. Não são apenas as elipses ousadas, o uso da parte pelo todo ou a precisão da cor e da direção de atores que impressionam.
É, mais que tudo, a capacidade de fazer cada plano trazer em si a causa e a consequência, o passado e o futuro, de tal modo que cada momento da cadeia de acontecimentos que se cria é absoluto neste filme discreto e impecável.
(IA)



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