São Paulo, sexta, 18 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PRIMEIRA FASE
"Damas" brinca de Deus

da Redação

As Damas do Bois de Boulogne" é provavelmente a melhor porta de entrada para o cinema de Bresson e talvez seja mais que uma feliz coincidência o fato de estar pro gramado logo para o primeiro dia.
A intriga diz respeito a Helène (Maria Casarès), mulher rica des prezada pelo amante e que decide se vingar dele. Para tanto, passa a sustentar Agnès, uma jovem baila rina que a obreza transformou em mundana.
O plano de Helène é fazer com que Jacques se apaixone por Agnès -garota puríssima, apesar da existência mundana. Por meio de Agnès, portanto, ela deseja domi nar -e a longo prazo destruir- o antigo amante.
O filme utiliza vários procedi mentos que mais tarde Bresson vai abandonar, como o roteiro de um outro autor -no caso, Jean Coc teau, a partir de Diderot, o que per mite a existência de diálogos poéti cos, barrocos, excessivos (que no futuro Bresson renegaria).
A câmera move-se com uma fre quência bem maior do que nos fil mes da fase "madura'' do diretor. A cena em que Maria Casarès des ce uma escadaria às carreiras, acompanhando o elevador em que viaja o amante, é talvez a mais bela e comovente do filme.
O que mais chama a atenção, no entanto, é o caráter vingativo de Helène, em que a perversidade das ações é revestida de uma singular pureza -a pureza da própria vin gança.
Helène é uma mulher que tenta tomar o destino em suas mãos, co mo se fosse a diretora do filme, moldando a vida de seus compar sas como bem lhe apraz, o que é outro aspecto comovente das "Da mas''. Ao fazê-lo, Helène (assim como os ficcionistas em geral) ten ta substituir a Deus, tomar seu lu gar, atribuir um destino a alguém.
Estamos, desde então, às portas do mundo trágico. Nos tempos modernos, esse mundo nasce com o racionalismo e o individualismo, no qual, após a destruição do mun do hierarquizado da igreja, os seres se acham sós no mundo.
Para os trágicos, como Bresson, trata-se de um mundo sem futuro. É o que se poderá ver ao longo das "Damas'' e, mais acentuadamente, dos filmes que vêm a seguir.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.