|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
PRIMEIRA FASE
"Damas" brinca de Deus
da Redação
As Damas do Bois de Boulogne" é provavelmente a melhor porta de entrada para o cinema de Bresson e talvez seja mais que uma feliz coincidência o fato de estar programado logo para o primeiro dia.
A intriga diz respeito a Helène (Maria Casarès), mulher rica desprezada pelo amante e que decide se vingar dele. Para tanto, passa a sustentar Agnès, uma jovem bailarina que a obreza transformou em mundana.
O plano de Helène é fazer com que Jacques se apaixone por Agnès -garota puríssima, apesar da existência mundana. Por meio de Agnès, portanto, ela deseja dominar -e a longo prazo destruir- o antigo amante.
O filme utiliza vários procedimentos que mais tarde Bresson vai abandonar, como o roteiro de um outro autor -no caso, Jean Cocteau, a partir de Diderot, o que permite a existência de diálogos poéticos, barrocos, excessivos (que no futuro Bresson renegaria).
A câmera move-se com uma frequência bem maior do que nos filmes da fase "madura'' do diretor. A cena em que Maria Casarès desce uma escadaria às carreiras, acompanhando o elevador em que viaja o amante, é talvez a mais bela e comovente do filme.
O que mais chama a atenção, no entanto, é o caráter vingativo de Helène, em que a perversidade das ações é revestida de uma singular pureza -a pureza da própria vingança.
Helène é uma mulher que tenta tomar o destino em suas mãos, como se fosse a diretora do filme, moldando a vida de seus comparsas como bem lhe apraz, o que é outro aspecto comovente das "Damas''. Ao fazê-lo, Helène (assim como os ficcionistas em geral) tenta substituir a Deus, tomar seu lugar, atribuir um destino a alguém.
Estamos, desde então, às portas do mundo trágico. Nos tempos modernos, esse mundo nasce com o racionalismo e o individualismo, no qual, após a destruição do mundo hierarquizado da igreja, os seres se acham sós no mundo.
Para os trágicos, como Bresson, trata-se de um mundo sem futuro. É o que se poderá ver ao longo das "Damas'' e, mais acentuadamente, dos filmes que vêm a seguir.
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
|