São Paulo, sexta-feira, 18 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COPIÃO

Americanos filmam violência brasileira

SILVANA ARANTES
DA REPORTAGEM LOCAL

O norte-americano Jason Kohn, 23, acaba de filmar um documentário no Brasil, com o qual pretende estrear no cinema, ao lado do compatriota e co-diretor Joe Frank.
A dupla entrevistou vítimas de sequestro e cirurgiões plásticos que reconstituem orelhas decepadas nesse tipo de crime.
Captou imagens do processo de blindagem de carros e conversou com um homem decidido a aplicar no próprio corpo um chip para monitorar permanentemente os seus passos, permitindo que sua localização seja identificada a qualquer hora.
Para abarcar outros ângulos do país, não faltam imagens de um ranário na terra de Jader Barbalho.
A equipe que trabalhou no projeto entende que esse será um documentário sobre a desigualdade social brasileira, com pitadas de um "Robocop" da vida real.
Kohn não quer falar sobre o tema do filme, intitulado "Manda Bala". E precisa?
Tecnicamente, "Manda Bala" pretende inovar. Foi captado em 16 mm com lentes anamórficas (que reduzem as imagens para posteriormente ampliá-las além do formato padrão).

ACEITAM-SE IDÉIAS
Aguarda liberação da Advocacia Geral da União o texto do decreto que regulamentará a numeração de vídeos e DVDs. Nos próximos dias, deve entrar na página da Casa Civil (www.planalto.gov.br), para consulta. O governo quer sugestões de aperfeiçoamento.

CARACÓIS
Depois de "Cucurrucu Paloma" no filme de Almodóvar, Caetano Veloso canta "Calhambeque" em "Kamchatka", novo longa de Marcelo Piñeyro ("Plata Quemada"), que estréia hoje na Argentina. Desta vez, o músico não aparece. Ricardo Darín e Cecilia Roth (perfeitos) dançam com o disco na vitrola.

EU ACREDITO EM DUENDES
O "Diário Oficial" publicou autorização do MinC para "Xuxa e os Duendes" captar R$ 700 mil como "incentivo complementar".

DECOLAGEM ABORTADA 1
Fez água o projeto do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro de estender a São Paulo sua edição deste ano. A intenção era ganhar mais espaço na mídia nacional com a inclusão de um braço paulistano. Mas ficará mesmo só no Distrito Federal a competição entre seis longas.

DECOLAGEM ABORTADA 2
Num ano de produção farta, a disputa em Brasília (de 19 a 26 de novembro) tem mais reprises do que o desejável. "Amarelo Manga" competiu no Rio BR, "A Festa de Margarete" disputou o Cine Ceará e está na Mostra BR em São Paulo, como estão também "Cama de Gato", "Desmundo" e "Dois Perdidos numa Noite Suja", que passou antes pelo Festival de Gramado. Brasília e Gramado costumavam ser arqui-rivais.

SALLES ESTRÉIA PARCERIA 1
O fotógrafo de Walter Salles em "Diários da Motocicleta", que está sendo filmado na Argentina, é o francês Eric Gautier, que assina trabalhos com diretores renomados em seu país, como Claude Berri, Patrice Chéreau, Raoul Ruiz e Leos Carax.

SALLES ESTRÉIA PARCERIA 2
Desde "Terra Estrangeira", Salles filmava com Walter Carvalho. Por ser uma co-produção internacional, "Diários da Motocicleta", sobre a juventude de Che Guevara, incorpora mais profissionais estrangeiros.


Texto Anterior: "O Banco": Filme reduz mistérios do mercado e dos humanos a psicologia barata
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.