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COLEÇÃO FOLHA
Compositor influenciou Villa-Lobos e Beatles
Riqueza das sonoridades de Bach é destaque no próximo disco
IRINEU FRANCO PERPETUO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
O volume da semana que vem
da Coleção Folha de Música Clássica serve de introdução ao rico
universo de Johann Sebastian
Bach (1685-1750). O disco é uma
espécie de "pot-pourri" dos temas
bachianos mais conhecidos.
Muito mais do que o mestre supremo do barroco alemão, Bach
foi uma daquelas figuras musicais
gigantescas que influenciaram
autores dos mais díspares períodos, gostos e tendências como o
brasileiro Heitor Villa-Lobos,
com suas "Bachianas Brasileiras".
Aliás, não custa lembrar que o
solo de trompete da gravação original de "Penny Lane", dos Beatles, claramente ecoa o "Concerto
de Brandemburgo nš 2", de Bach.
Os concertos de Brandemburgo
levam este nome por terem sido
dedicados por Bach ao margrave
(título nobiliárquico) de Brandemburgo, em 1721. Trata-se de
meia dúzia de obras que ficaram
esquecidas por mais de um século, até sua redescoberta por Siegfried Wilhelm Dehn, em 1849.
Outro conjunto de peças instrumentais de destaque no repertório bachiano são as quatro suítes
orquestrais. Dentre elas, o volume
da semana que vem destaca a
pungente melodia da "Ária na
quarta corda", da suíte nš 3.
Na época do compositor alemão, contudo, seu tempo era
mais tomado pela produção vocal
do que pela música para instrumentos. Embora não tenha se dedicado à composição das óperas
que constituíram a fama e a glória
de seu mais ilustre contemporâneo, Georg Friedrich Händel,
Bach passou seus 27 derradeiros
anos de vida em Leipzig, como
responsável pela música nas principais igrejas da cidade.
Como parte das atribuições do
cargo, ele compôs ciclos de cantatas para o calendário litúrgico. E
alguns corais das cantatas de Bach
se tornaram tão populares que
acabaram circulando também em
versões instrumentais.
É o caso, por exemplo, daquela
que talvez seja a mais conhecida:
"Jesus, Alegria dos Homens", coral da cantata BWV 147 (chamada
"Herz und Mund und Tat und Leben"). Outro coral bachiano cuja
fama transcendeu os limites da
obra vocal para a qual foi composta é "Wachet auf, ruft uns die
Stimme" ("Acordai, a Voz nos
chama"), da cantata BWV 140 (o
índice BWV indica a posição das
obras no catálogo de Bach).
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