São Paulo, Quarta-feira, 19 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES - PAULO SANTOS LIMA

O ÚLTIMO DRAGÃO
Bandeirantes, 13h.   (The Last Dragon). EUA, 1985, 108 min. Direção: Michael Schultz. Com Taimak, Vanity, Julius J. Carry 3º. Aventura de Taimak, um jovem lutador de caratê do Harlem que se apaixona por uma DJ (Vanity). Juntos, eles enfrentarão as gangues do bairro de Nova York. Você levaria a sério um filme com um tal de J.J. Carry 3º no elenco?

NOVAS AVENTURAS DE PIPPI LONGSTOCKING
Rede TV!, 13h30.    (New Adventures of Pippi Longstocking). EUA, 1988, 99 min. Direção: Ken Annakin. Com Tami Erin, Eileen Brennan, Dennis Dugan. Após um naufrágio, garota se separa do pai e vai a uma cidadezinha norte-americana com seu cavalo e seu macaco. O filme é uma adaptação dos livros da alemã Astrid Lindgren e relata as encrencas e as confusões que se sucedem na vida da garotinha. Matinê OK.

CALIFÓRNIA
SBT, 14h15.   (California Girls). EUA, 1985, 94 min. Direção: Rick Wallace. Com Robby Benson, Martin Bull. Mecânico entediado com a graxa parte para a Califórnia em busca da mulher de seus sonhos. Filme de baixa cilindrada.

UM TIRA E 1/2
Globo, 15h40.    (Cop & a Half). EUA, 1993, 87 min. Direção: Henry Winkler. Com Burt Reynolds, Norman D. Gold 2º, Ruby Dee. Para testemunhar sobre um crime que presenciou, garoto exige passar um dia inteiro acompanhando as atividades de um detetive (Reynolds). Vale pelo esforço do ator.

HERÓIS SEM AMANHÃ
Rede TV!, 23h.   (North Dallas Forty). EUA, 1979, 117 min. Direção: Ted Kotcheff. Com Nick Nolte, Mag Davis e Charles Durning. Jogador de futebol americano que se detona com álcool e drogas é abandonado pela namorada, que o troca pelo filho do dono do time. Melodrama piegas.

INTERCINE
Globo, 0h36. As opções são o inédito "Minha Madrasta É um Terror" (1992, de Jeremy Stanford, com Alan Thicke, Robin Riker) e o policial "A Garota do Tambor" (1984, de George Roy Hill, com Dianne Keaton, Klaus Kinski).

COMO ERA VERDE O MEU VALE
Globo, 2h55.     (How Green Was My Valley). EUA, 1941. Direção: John Ford. Com Walter Pidgeon, Maureen O'Hara, Donald Crisp. As lembranças de um filho de carvoeiros numa comunidade galesa à época da Revolução Industrial. Trata-se de um belo filme, menos pela história do que pela mão de John Ford, mas que não figura entre as obras-primas do diretor. É notável que ele tenha desbancado "Cidadão Kane" no Oscar. Ressentimentos à parte, é um pequeno grande filme.

TV PAGA
Paul Newman ou a vitória como ilusão

da Redação

Em certas atividades não existe essa de vencer ou vencer. É perder ou perder. Em "Desafio à Corrupção" (Fox, 14h30), seguimos com paixão a trajetória de Paul Newman, jogada após jogada, mesmo sabendo que seu jogo é o bilhar.
Ou antes, justamente por ser bilhar. Mesmo quando a bola entra na caçapa, na hora decisiva, sentimos a fragilidade das coisas. Robert Rossen mostra como o chão escapa aos pés de seu herói e sentimos como a vitória pode não ser só uma ilusão.
Por falar nisso, hoje é dia de outra obra-prima: "A Grande Ilusão", de Jean Renoir (Eurochannel, 22h). E, no Film & Arts, passa "The Way Ahead" (17h), de Carol Reed, momento do esforço de guerra britânico. (IA)


Texto Anterior: Astrologia - Oscar Quiroga: É preciso transformar-se
Próximo Texto: José Simão: Efeito Ronaldo! Febre amarelamos!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.