São Paulo, quarta-feira, 19 de janeiro de 2005

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TELEVISÃO

Programação traz a minissérie "Angels in America" e "reality show" sobre o planejamento de um casamento

MTV adia estréia de canal gay para o mês de junho

BILL CARTER
DO "NEW YORK TIMES"

Os planos da MTV Networks para lançar um canal a cabo dedicado a programas para gays e lésbicas foram retardados, anunciou a empresa na semana passada, com a estréia do novo canal, batizado Logo, adiada por cinco meses, para 30 de junho.
Brian Graden, presidente do Logo, disse que o adiamento -o canal deveria estrear em 17 de fevereiro- tinha por objetivo garantir que fosse possível oferecer "serviço completo", com 24 horas diárias de programação desde a estréia.
Com esse objetivo, o canal anunciou na última quinta-feira uma ampla variedade de programas, entre os quais três séries originais, diversos documentários, programas jornalísticos da rede de TV CBS e alguns títulos cinematográficos bem conhecidos, como a primeira transmissão da minissérie "Angels in America", vencedora de diversos prêmios Emmy, desde sua estréia na HBO.
"Tudo tem que ser perfeito, do minuto em que começarmos a operar", disse Graden, acrescentando que uma estréia em fevereiro teria dificultado realizar esse objetivo.

Mais domicílios
Adiar a estréia, por exemplo, permitirá que o canal seja lançado com acesso a 10 milhões de domicílios, ante os 2 milhões ou pouco mais que estariam cobertos em fevereiro.
Graden disse que o canal conseguira assinar acordos de patrocínio básico com três anunciantes, e que antecipa outros quatro até junho. Os três que assinaram até agora são a montadora de automóveis Subaru of America, o grupo de viagens online Orbitz e o estúdio cinematográfico Paramount. (O terceiro contrato é com um patrocinador "da casa", já que, como a MTV Networks, a Paramount é controlada pela Viacom.)
O canal Logo será distribuído exclusivamente via cabo digital, o que lhe propiciará alcance final de 40 milhões de domicílios.
Graden afirmou que, até agora, ele não havia encontrado resistência nenhuma dos operadores de TV a cabo quanto ao conteúdo planejado de sua programação.
"É evidente que uma conversa é necessária", destacou Graden. "Precisamos explicar com cuidado a todos que não há nada a temer", completou.

Novos programas
Entre os programas anunciados por Graden na quinta-feira estão um "reality show" que se passará em um cruzeiro gay, um drama sobre jovens gays negros e outro "reality show" sobre o planejamento de um casamento gay, com Scott Thompson, ex-astro da série "Kids in the Hall", como apresentador.
Segundo Graden, os documentários selecionados incluem um filme sobre um time gay de rúgbi que joga em uma liga basicamente heterossexual.
"É uma espécie de clichê", disse Graden, "mas eles não ganharam nenhum jogo em dois anos. Estão melhorando agora. Espero uma dessas viradas milagrosas dos filmes de esporte".
Outros filmes tratarão de surfistas lésbicas, republicanos gays e gays e lésbicas vivendo em culturas muçulmanas. E em um deles haverá uma apresentação dos "Monólogos da Vagina" com elenco composto inteiramente por transexuais.
Graden disse que não tinha economizado esforços para adquirir filmes dos grandes estúdios de Hollywood que tivessem o homossexualismo por tema.
"Acredito que temos todos os grandes títulos de grandes estúdios, na história da arte gay."
A lista é encabeçada por "Angels in America". Graden não quis revelar o valor pago pelos direitos de retransmissão, e se limitou a afirmar que "não foi uma compra barata".
Acrescentou que "o canal vai correr atrás de tudo que tenha real valor. Quero ser o agregador definitivo desse tipo de material".


Tradução de Paulo Migliacci


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