UOL


São Paulo, quarta-feira, 19 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pavilhão será reformado com projeto de Niemeyer

DA REPORTAGEM LOCAL

Antes da abertura da 5ª Bienal de Arquitetura e Design, em setembro próximo, o Pavilhão da Bienal, sede das bienais, deve passar por uma reforma que poderá alterar o cotidiano do Ibirapuera.
Uma loja, um restaurante, um cybercafé, uma galeria de arte e um auditório para cem pessoas serão construídos no piso térreo do pavilhão, constituindo um espaço multiuso criado com consultoria de Ricardo van Steen.
A entrada do novo espaço será no canto do pavilhão, onde, durante a última Bienal de Arte, estava a polêmica porta de Rubens Mano -por onde era possível entrar sem pagar ingresso.
Esse novo ambiente irá ocupar 2 mil m2 de área, do total atual de 30 mil m2 de área expositiva do pavilhão projetado por Niemeyer.
"Queremos transformar a Bienal em um ponto de encontro, especialmente agora que a prefeita liberou o uso do parque até a meia-noite", diz Manoel Francisco Pires da Costa, presidente da Fundação Bienal. Cerca de 80 mil pessoas frequentam o parque diariamente, o que pode se tornar uma boa fonte de renda para a instituição.
O projeto da nova área do pavilhão é do próprio Niemeyer. "Estive com ele em janeiro, o desenho já está pronto, e a equipe do arquiteto deve entregar o projeto detalhado até o final de março", afirma Pires da Costa.
Tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de SP (Condephaat), o pavilhão precisa de autorização da instituição para qualquer alteração. A direção da Bienal não acredita que a proposta seja rejeitada, já que a responsabilidade da alteração é do próprio Niemeyer. O espaços serão administrados por empresas terceirizadas.
Outro projeto desenvolvido pela Fundação Bienal é a ampliação do site da instituição. "Nesses mais de 50 anos de existência, a Bienal já recebeu 14 mil artistas e 60 mil obras. Queremos disponibilizar todas essas informações o mais rápido possível", afirma o presidente. (FCY)


Texto Anterior: Arquitetura: Bienal colocará "não-projetos" em evidência
Próximo Texto: Guggenheim: Gil muda de novo e diz ser contra instalação
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.