São Paulo, Sexta-feira, 19 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FOTOGRAFIA
Pesquisa para exposição levou três anos
Mostra do MIS quer revisão histórica

FRANCESCA ANGIOLILLO
free-lance para a Folha

"Memória Paulistana 1940 -±1960", mostra que abre hoje, às 20h, no Museu da Imagem e do Som, chega ao público pelas mãos do mesmo curador -Rudá de Andrade- de outra "Memória Paulistana": a que inaugurou a atual sede do MIS, em 1975.
Como na primeira "Memória" -referente ao período entre o fim do século 19 e os anos 30- , o objetivo principal é levantar e valorizar o patrimônio iconográfico resguardado por instituições como a Eletropaulo e o Museu Paulista.
A pesquisa para a mostra durou três anos. Rudá disse ter notado uma revalorização das décadas de 40 e 50.
"Nos anos 40 e 50, quando São Paulo começou a assumir a sua vocação de metrópole, consolidaram-se, nas artes e na cultura, ideais que tinham nascido num grupo isolado, em 1922. Principalmente nos anos 50, São Paulo vira modernista: a arquitetura modernista se impõe, como o Copan, o Ibirapuera."
Na mostra vemos fotografias dos então novos museus, de atores de teatro, da cidade em mudança.
Rudá vê na exposição mais do que o retrato de uma época. Na sua opinião, a mostra propõe uma revisão histórica de problemas para os quais os paulistanos têm dado as costas, os quais já se anunciavam nos anos 40 e 50.
"A evolução suplantou qualquer possibilidade de planejamento. A bagunça já vem desde aquela época."
O curador diz que deve vir por aí uma próxima "Memória", abarcando os anos 60 e 70, período que, para ele, gerou uma espécie de "trauma social" pelas mudanças comportamentais que trouxe.

Exposição: "Memória Paulistana 1940 -°1960"
Onde: MIS (av. Europa, 158, tel. 011/ 852-9197)
Quando: Ter. a dom., das 14h às 22h. Até 18/4
Quanto: entrada franca



Texto Anterior: Dança: Balé de SP inaugura temporada de 1999
Próximo Texto: Música erudita: Deborah Voigt canta Wagner no Municipal
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.