São Paulo, Sexta-feira, 19 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TEATRO
Festival de Recife encerra competição
"Outras Estórias" ganha a sua primeira exibição

FABIANA PEREIRA
da Agência Folha

O público pernambucano assiste amanhã, dentro do 3º Festival Nacional de Cinema do Recife, à primeira exibição do filme "Outras Estórias", com direção do jornalista Pedro Bial, 40, estreante em longa-metragem.
"Outras Estórias", em cartaz em 7 de maio, é baseado em cinco contos do livro "Primeiras Estórias", do escritor mineiro João Guimarães Rosa (1908-1967).
A exibição, fora da competição, no Cine Teatro Guararapes, em Olinda (PE), encerra a mostra competitiva do festival recifense que está levando ao público nordestino, desde a última sexta-feira, 82 produções cinematográficas brasileiras, entre curtas, médias e longas-metragens, em um espaço para 2.300 pessoas. A premiação ocorre no domingo.
Em "Outras Estórias", o público encontrará "um filme para ser lido", na definição da produtora Vania Catani, no sentido de que o roteiro de Alcione Araújo e Pedro Bial usa os diálogos das personagens retirados "palavra por palavra" dos cinco contos do livro ("Famigerado", "Sorôco, sua Mãe, sua Filha", "Os Irmãos Dagobé", "Nada e a Nossa Condição" e "Substância"). "É o próprio Rosa, sem linguagem refeita", diz.
Filmado em sete semanas, em meados de 1997, em Montes Claros (MG), com fotografia de José Guerra e direção de arte de Toni Vanzolini, "Outras Estórias" mostra o universo sertanejo.
Um matador de bois que persegue a mãe e a filha, ambas loucas, intervém nas outras histórias: a invasão de um pequeno povoado por bandidos, um fazendeiro que faz uma reforma em sua propriedade e a paixão de um fazendeiro por uma de suas empregadas.
O longa, com duração de uma 1 hora e 50 minutos, é parte do projeto que realizou o documentário "Os Nomes do Rosa", uma co-produção com o GNT, canal de TV por assinatura, em 1997, que fala sobre a vida do escritor mineiro. Juntos, documentário e longa tiveram custo de R$ 3,5 milhões.


Texto Anterior: Linhas Aéreas une circo, música, dança e teatro
Próximo Texto: Salão do livro de Paris: Cidade canadense de Quebec é convidada
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.