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São Paulo, quinta-feira, 19 de junho de 2003

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"CARMEM"

Inspirado por Beethoven, Godard idealiza criação cinematográfica

CRÍTICO DA FOLHA

O que vem antes do nome e antes mesmo do prenome?, pergunta-se a Carmem de Godard. O que veio antes da linguagem?, pergunta-nos o Godard de "Carmem". O mundo dos primeiros sons, nos responde o seu filme. "Mundo sem conceito e sem nome", de onde nos fala a poesia de Hölderling, referência primeira de "Carmem". Para o poeta alemão, lugar do "Sagrado".
É pelos primeiros sons que o filme começa: o silêncio, o barulho do mar, das gaivotas. O próprio Godard surge então em cena, extraindo todos os ruídos possíveis dos objetos de um quarto de hospital. "É preciso fechar os olhos em vez de abri-los", diz ele, o tio Jean(-Luc), a Carmem, a sobrinha predileta que o visita. A Carmem de Godard vem, obviamente, da ópera de Bizet, mas como Godard não gosto do óbvio, ele a usa apenas para ilustrar os movimentos dos quartetos de Beethoven.
Partindo do mundo dos primeiros sons para chegar aos últimos quartetos de Beethoven, Godard (mais do que nunca aqui: God + Art) tenta expressar o duplo sentido, duplamente inexprimível, da palavra Criação. Quer conceber um filme cujo processo seja como o da criação de uma idéia musical -sua inspiração são os cadernos de notas de Beethoven. A música clássica sempre representou um mundo ideal, de pureza e homogeneidade absolutas que, em seus filmes, é confrontado com a impureza do mundo moderno.
"Carmem" pode não ser um dos maiores de Godard, mas é decerto um dos que melhor evidenciam essa confrontação. Tanto como cineasta quanto como personagem, o Godard de "Carmem" idealiza o processo de criação musical, mas se contenta com o caos de uma filmagem. Em cena, faz seu papel predileto, o de vítima do sistema, só para não nos esquecermos de que, antes do nome e do prenome, vem o mito Godard. (TIAGO MATA MACHADO)


Carmem
Prénom Carmem
   
Produção: França, 1984
Direção: Jean-Luc Godard
Com: Maruschka Detmers, Jacques Bonnaffé, Myriem Roussel
Quando: a partir de hoje no Top Cine



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