São Paulo, sexta-feira, 19 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

crítica

"Corleone" segue chefe mafioso com olhar italiano

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

A série "Corleone", que o MGM apresentava aos domingos, também está sendo exibida durante a semana, às 20h. Vale a pena dar uma olhada, porque a visão da Máfia que se tem é produzida com olhos norte-americanos, quando na verdade se trata de um fenômeno italiano por excelência.
A série segue a ascensão de Toto Riina à chefia máxima, usando de uma insolência que encontra perfeita correspondência em seu modo violentíssimo de agir. Ao mesmo tempo, mostra o esforço sobre-humano de alguns policiais e magistrados para enfrentar o crime organizado. De quebra, há figuras conhecidas no Brasil, como Masino Buscetta, que andou por aqui, com papel relevante.
Não é o que a Itália já deu ao cinema mundial, mas para os atuais tempos que correm é uma boa oportunidade de voltar a ver certas paisagens e escutar certos falares.


Texto Anterior: "Heroes" apostará em freaks na 4ª temporada
Próximo Texto: Carlos Heitor Cony: O Frade Espanhol
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.