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"Luzes"
revela
lirismo em
Valle-Inclán
da Reportagem Local
A definição que o espanhol
Ramón del Valle-Inclán criou
foi "esperpento". Mas distorção talvez seja uma palavra que
facilite o entendimento. Ele escreveu peças em que o humor
(das novelas de cavalaria, por
exemplo) se distorce na farsa e
no grotesco.
Foi o que levou às distorções
gestuais dos atores da peça
"Divinas Palavras", em recente encenação baiana. William
Pereira, diretor de outro "esperpento" de Valle-Inclán escrito em 1920, "Luzes da Boemia", busca caminho diverso,
não tão óbvio e formalista.
Em primeiro lugar, por ter um
belo de um texto nas mãos.
"Luzes da Boemia" ecoa, numa
única noite, o que teriam sido os
últimos dias do poeta Alejandro
Sawa. Aqui o poeta, ou o "arquétipo" de um poeta, responde pelo nome de Max Estrella.
Está velho, pobre -e sua família (mulher e filha) passa fome. Arrasta-se cego pela noite
"boêmia" de Madri, uma Madri
que é descrita como "absurda".
Poetas modernistas, bêbados,
prostitutas, jornalistas, policiais
e políticos passam diante dele
como em imagens distorcidas
de quadros de "Dom Quixote"
-e num adeus ao poeta, que
morrerá ainda aquela noite.
É emocionante o poeta em sua
afirmação da liberdade e do império da arte mesmo sob a pressão da miséria. E mesmo diante
da turbulência social daquela
noite, no que parece uma revolução. Ele passa por tudo aquilo,
interfere, mas não se deixa mudar de destino, a caminho da
morte por frio.
Como em "Sinfonia de uma
Noite Inquieta", peça que montou com base em Fernando Pessoa, o diretor reencontra aqui
uma espécie de lirismo no desenrolar da história, em seus
diálogos.
Mas "Luzes" ainda não tem a
fluência, a sintonia fina de emoção da "Sinfonia". O protagonista Heitor Goldflus, embora
de atuação firme, competente,
fica devendo na paixão do poeta.
(NS)
Peça: Luzes da Boemia
Direção: William Pereira
Quando: qui a sáb, às 21h; dom, às 19h
Onde: teatro Arthur Azevedo (av. Paes
de Barros, 955, tel. 011/292-8007)
Quanto: R$ 10 (estacionamento grátis)
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