São Paulo, sexta, 19 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Projeto discute dinâmica de megacidades

da Reportagem Local

O polonês Krzysztof Wodiczko é apenas o primeiro de uma série de convidados que o Arte/Cidade pretende trazer ao Brasil para discutir -e não obrigatoriamente participar- o projeto "BrasMitte".
Idealizado pelo curador Nelson Brissac Peixoto, o projeto é baseado em duas regiões de megacidades que passam por processos de transformação.
Em São Paulo, a área escolhida é o Brás (entenda-se toda a região, incluídos a Luz, o Pari e os arredores da Radial Leste), local que aglutina o maior número de projetos e operações urbanas a médio e longo prazo na cidade.
Já o "Mitte" é a região central de Berlim, Alemanha, que está sendo totalmente reconstruída, num processo único atualmente na Europa.
O Arte/Cidade está concluindo agora a primeira fase do projeto, que é a coletagem do maior número possível de dados sobre essas operações urbanas.
Num segundo momento, serão convidados artistas, arquitetos e urbanistas de várias tendências para criar projetos a partir das informações.
A terceira fase é a realização dessas obras. O único critério comum, segundo Brissac, deverá ser a presença física das obras nessas cidades.
Inicialmente, a previsão é que essa terceira fase seja atingida no ano 2000, mas ainda não há confirmação.
"Queremos aprofundar o debate sobre as megacidades e trazer convidados que coloquem parâmetros novos, acrescentem à discussão. Nossa idéia é levar em consideração a dinâmica urbana e convidar artistas que trabalhem nesses interstícios", afirmou Brissac Peixoto.
Segundo ele, existem diferenças em relação às três edições do Arte/Cidade. "O evento era restrito, acontecia num espaço circunscrito, expositivo, isolado do resto da cidade. Não queremos que o "BrasMitte' seja cosmético, superficial em relação à cidade", disse.
Mais detalhes sobre o projeto estão na Internet, no site do Arte/Cidade (www.artecidade. org.br), que traz também links com outras informações sobre o trabalho de Wodiczko.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.