São Paulo, sexta, 19 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RESTAURANTE CRÍTICA
Pizzaria Via Blu traz ares de "villa' italiana para o Itaim

especial para a Folha

A disseminação de restaurantes em São Paulo tem em suas vertentes mais discretas, mas igualmente numerosas, as pizzarias. Que já deixaram de ser as velhas pizzarias napolitanas (em sua versão paulistana), que se proliferaram no passado pelo Brás e depois ganharam a cidade sempre com o mesmo jeitão divertido, simplório, acolhedor e barato.
O ambiente despojado, de azulejos brancos ou paredes mal pintadas, cadeiras duras de madeira nua, garçons de jaleco puído, foi substituído, em muitas das novas casas, por decorações mais modernas e refinadas.
O que não quer dizer que os donos desses locais, pelo menos os mais espertos, tenham deixado de instalar ali os bons e velhos fornos de lenha, indispensáveis para uma autêntica pizza, nem tenham deixado de trazer, para manipulá-los, os experimentados pizzaiolos das velhas casas da zona leste.
Dentre os novos endereços das velhas pizzas está o Via Blu. No seu ponto atual, é um novo restaurante: chegou em fevereiro ao Itaim Bibi. Mas sua história já tem quatro anos.
Os proprietários, José Roberto Stendile e Roberto Loscalzo, foram sempre devidamente escoltados por três pizzaiolos (José Manuel da Silva, Francisco Pedrosa e Antonio de Olinda) trazidos da tradicional cantina Speranza, onde militaram por duas décadas.
Montaram a Via Blu num espaço generoso, bem decorado, com ares de uma "villa" italiana, bar agitado, belo salão pontuado com plantas e terminando nos fornos de lenha, ao fundo. De lá saem pizzas corretas, de massa com espessura média, e receitas como a napolitana (tomates frescos, lâminas de alho e manjericão) e a calabresa (com linguiça artesanal).
Uma boa mesa de frios pode anteceder as pizzas. Cuidado apenas com a generosidade dos garçons: eles vão trazendo pães e saladinhas, como se fossem oferta da casa ou incluídos no couvert. Vem tudo na conta depois. (JM)

Cotação: regular / $
Onde: r. Lopes Neto, 247 (Itaim Bibi), tel. 011/829-1268
Quando: diariamente, 18h30/1h
Cozinha: pizzas corretas, tradicionais
Ambiente: ambientação de "villa" italiana
Serviço: corrido, mas atencioso
Estacionamento com manobrista
Quanto: pizzas, R$ 14 a R$ 24


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.