UOL


São Paulo, sábado, 19 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PORTINARI

Pincéis

Chris von Ameln/Folha Imagem
Portinari, o filho, fez questão de prestigiar a exposição em homenagem ao pai; e posou diante da obra "Menina Sentada", de 1943


O filho de Cândido Portinari, João Cândido Portinari (ao lado), vai desengavetar o projeto de editar o livro "Cândido Portinari: O Lavrador de Quadros", sobre a vida e a obra do pintor. O livro terá textos de Carlos Drummond de Andrade e de Antonio Callado, que inspirou o título ao comparar o ofício de Portinari ao trabalho dos pais do pintor, que eram plantadores de café. Callado fazia também referência ao quadro "O Lavrador de Café", de Portinari.
 

O projeto, antigo, não se realizava por falta de recursos e será agora patrocinado pela Telefônica. A notícia foi dada a João Cândido pelo presidente da empresa, Fernando Xavier Ferreira, anteontem, na abertura da exposição "Portinari 100 Anos -°Alegorias do Brasil", no MAM.


Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Rodapé: Seis buracos negros e oito planetas coloridos
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.