São Paulo, terça-feira, 19 de julho de 2005

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REPERCUSSÃO

OSCAR NIEMEYER, arquiteto
"Ele era um artista muito talentoso, uma figura fundamental entre os escultores brasileiros. E ainda era uma pessoa muito boa."

TOMIE OHTAKE, artista plástica
"Brilhante escultor, Weissmann ensinou a indústria a ajudar a arte. Com processo rígido, ele fez sempre uma obra muito poética. Ele foi sempre muito querido."

PAULO HERKENHOFF, crítico de arte e diretor do Museu Nacional de Belas Artes
"Franz Weissmann foi o primeiro elo da escultura brasileira com a nova perspectiva assentada na arte concreta e construtiva. Sua atitude na relação espaço-matéria-tempo na escultura constituiu o campo do neoconcretismo de Amilcar [de Castro], [Lygia] Clark, [Hélio] Oiticica e [Lygia] Pape, e, sendo a matéria do neoconcretismo, esteve na base da constituição da arte como linguagem autônoma no Brasil."

SÔNIA SALZSTEIN, autora de "Franz Weissmann" (editora Cosacnaify)
"Weissmann era uma das figuras referenciais na história de arte brasileira. Ele se vai antes que sua obra tenha sido suficientemente discutida, ainda que muito mencionada. Para usar uma expressão do Roberto Schwarz, a obra de Weissmann desprovincianizou a arte brasileira."

FERNANDO COCCHIARALE, curador de artes plásticas do MAM-RJ
"Um dos maiores escultores brasileiros de toda a história das artes. Foi uma pessoa fundamental na transformação do ensino das artes na década de 40. É um nome indissociável da história da cultura brasileira."

MARCOS LONTRA, curador da mostra "A Poética da Forma"
"Weissmann é a referência maior da escultura moderna brasileira. Era um artista comprometido com as tendências internacionais, mas com um olhar brasileiro sobre estas coisas."


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