São Paulo, segunda, 19 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HERMETO PASCOAL/JANE IRA BLOOM
Alagoano rouba noite

especial para a Folha

A história se repete: Hermeto Pascoal é capaz de roubar as atenções em qualquer festival do mundo, e não foi diferente no Free Jazz paulista, no sábado.
O músico alagoano só precisou de alguns minutos, sozinho no palco, para surpreender a platéia, provocando sorrisos e expressões deslumbradas ao tocar instrumentos inusitados como garrafas plásticas e tubos de remédio.
O golpe final veio com um improviso ao piano: versão de "Round Midnight" (de Thelonious Monk) atravessada por dissonantes "clusters" e quebras rítmicas. Só então a exuberante banda de Hermeto entrou em cena para transformar a exibição de criatividade bruta num concerto musical.
Preparadas especialmente para a ocasião, composições como "Jazzão" e "Tendências" revelaram um Hermeto um pouco mais jazzístico que em seus últimos shows. Sem falar no insólito solo de chaleira, em "Pro Dizzy".
E embora não precisasse explicar nada do que exibiu no palco, o "bruxo" não saiu sem deixar uma definição perfeita de suas misturas musicais: "Tudo é jazz, tudo é forró e tudo é música", disse, aplaudido.
Escolha perfeita para abrir a noite de Hermeto, a saxofonista norte-americana Jane Ira Bloom mostrou que encara a música com o mesmo espírito de liberdade do multiinstrumentista brasileiro.
Em composições originais, como "Gateway to Progress" e "Flat G Bop", Bloom recusa os clichês do gênero, aproximando-se das arritmias e atonalidades do "free jazz".
Sua banda, que reúne a bateria do virtuose Bobby Previte, o piano de Vincent Bourgeyx e o contrabaixo preciso de Mark Dresser, esbanjou criatividade e coragem musical.
Originais também são os movimentos súbitos e circulares que a saxofonista faz com o corpo, para modular o som do instrumento ao distanciá-lo do microfone. Uma sacada que só poderia partir de alguém que vê a música como uma descoberta permanente.
(CARLOS CALADO)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.