São Paulo, quinta, 19 de novembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FOTOGRAFIA
Calendário desvenda sensualidade do século

Reprodução
Cindy Crawford em foto do calendário de 1994, feita por Herb Ritts


EDER CHIODETTO
Editor-adjunto de Fotografia

É hoje em Londres o lançamento do badalado calendário da Pirelli, versão ultrasofisticada das folhinhas de borracharia.
Considerado peça-fetiche do mundo da fotografia e da moda, este ano os clics ficaram por conta de Herb Ritts, que se tornou célebre ao retratar de maneira bem-humorada gente famosa como Madonna (com orelhas de Mickey), Michael Jackson e toda uma vasta linhagem de artistas pop.
O calendário surgiu em 1967. De lá para cá as mulheres fotografadas, geralmente as top models do momento, foram perdendo cada vez mais a roupa à medida que ganhavam mais atitude.
A evolução da linguagem das imagens do calendário traduz o aumento da sofisticação do olhar sobre o erotismo feminino e, sobretudo, uma nova relação da mulher com o seu próprio corpo.
Menos dócil e fantasiosa. Mais segura e viril. Ainda que possa ser apenas uma mera atitude. Afinal, é tudo pose.
²
Homens
No ano passado, pela primeira vez, homens também foram fotografados por Bruce Weber para o calendário. Este ano, ao que parece, eles saíram de cena novamente.
Esta é a segunda vez que Ritts fotografa para o calendário. Em 1994, fotografou Cindy Crawford rolando nua nas areias das Bahamas -uma das imagens célebres da retrospectiva do calendário. Mas o resultado com Kate Moss, no mesmo ano, foi frustrante.
Ainda vivendo à sombra de Richard Avedon, Bruce Weber e Peter Lindbergh -até hoje os fotógrafos mais bem-sucedidos nas folhinhas-, Ritts tem o desafio de interpretar a sensualidade deste final de século.
Como ele o fez é o mistério que será desvendado esta noite em Londres, durante a festa para ilustres convidados no Victoria and Albert Museum.
Por ora, tudo o que se sabe a respeito do calendário é que a modelo brasileira Shirley Mallmann está entre as beldades fotografadas e que os cenários escolhidos foram Los Angeles e Malibu.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.