São Paulo, quinta, 19 de novembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Folhinha da Burti traz imagens de futebol

da Redação

Hoje também será lançado, para convidados, na sede do Ibirapuera da Pinacoteca do Estado, o calendário de 1999 da editora Gráficos Burti. Este ano foram escolhidas imagens que mostram o futebol, tanto o oficial quanto as peladas.
Três edições anteriores do calendário Burti (de 1995, 1997 e 1998) receberam o importante prêmio alemão Kalender Schau.
A impressão é de alta qualidade e o grande formato (70 cm x 84 cm) causa impacto.
A escolha do futebol como tema do calendário, porém, soa um tanto fora de hora, uma vez que acabamos de assistir a uma Copa do Mundo e imagens como as do calendário circularam à exaustão na mídia e nos lançamentos editoriais do ano.
A edição das fotos alterna imagens pulsantes como a de Evandro Teixeira, na qual algumas pessoas jogam futebol numa favela carioca alagada, com imagens de menor apelo, o que a torna um tanto irregular.
O texto de apresentação, de Chico Buarque, faz uma elegia às peladas: "Nesse esporte descampado todas as linhas são imaginárias -ou flutuantes, como a linha da água no futebol de praia- e o próprio gol é coisa abstrata. O que conta mesmo é a bola e o moleque, o moleque e a bola e, por bola, pode-se entender um coco, uma laranja ou um ovo, pois já vi fazerem embaixada com ovo".
Participaram dessa edição os fotógrafos Ricardo Azoury, Rogério Reis, J.L. Bulcão, Oscar Cabral, Evandro Teixeira, Américo Mariano, Miguel Aun e Marlene Bergamo, da Folha.
Cada uma das fotos é acompanhada por frases de Nelson Rodrigues, Millôr Fernandes, Aldir Blanc, entre outros. (EC) ²

Exposição: Calendário Burti Quando: hoje, às 19h (só para convidados); de 21 a 29 de novembro; ter a dom, das 10h às 18h Onde: Pinacoteca do Estado (parque Ibirapuera, portão 10) Quanto: R$ 60 (calendário)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.