São Paulo, sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Televisão / Literatura

"Provocações" recebe Marçal Aquino

DA REPORTAGEM LOCAL

O escritor Marçal Aquino, de livros como "Cabeça a Prêmio" e "O Invasor", não toma conhecimento do tom inquisidor de Antonio Abujamra no "Provocações" que vai ao ar hoje, às 22h10, na Cultura.
À pergunta-isca "você se considera um autor consagrado?", retruca: "Não, sequer me considero um escritor. Sagrada é a literatura". Segue-se nova investida do apresentador: "Essa humildade não é uma forma de vaidade?". E Aquino novamente desvia-se da armadilha.
Para ele, no Brasil atual, "os leitores formam uma seita menos numerosa do que muita igreja que se vê por aí". O escritor diz trabalhar de forma caótica, não sabendo de antemão os rumos de suas histórias. "Se tiver consciência do caminho que quero seguir, não há por que contar a história."
O Aquino que vê na vida algo de sublime, "ainda que o amor por vezes não seja", caracteriza a escrita como "a hora do calor". É então o anti-João Cabral de Melo Neto?, atiça Abujamra.
"Graças a Deus. Sou drummondiano", rebate o entrevistado. Não tente seduzi-lo com cadeiras -e chás, vá lá- da Academia Brasileira de Letras. "Deixa para lá", desconversa, preferindo desfiar sua admiração por Rubem Fonseca e Graciliano Ramos: "Releio [o romance] "São Bernardo" e acho incrível sua pós-modernidade".


PROVOCAÇÕES: MARÇAL AQUINO
Quando:
hoje, às 22h10
Onde: na TV Cultura
Classificação: não informada



Texto Anterior: "Som Brasil" celebra Dorival Caymmi
Próximo Texto: Crítica: "Aguirre..." vai além da atuação de Klaus Kinski
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.