São Paulo, sexta, 19 de dezembro de 1997.




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SC é tema de documentário

especial para a Folha

Florianópolis, uma cidade pouco filmada nos últimos anos, parece disposta a tirar a forra em 98. Além de "Cruz e Souza, o Poeta do Desterro", de Sylvio Back, a capital catarinense será cenário e tema de dois filmes -um curta e um média- de Eduardo Paredes, ambos com o título de "Novembrada".
O média-metragem vai recuperar, sob a forma de documentário em 16 mm, um episódio candente da história recente da cidade: o confronto -que quase chegou às "vias de fato"- entre a população local e o então presidente da República, João Figueiredo, em 30 de novembro de 1979.
O que começou como um protesto de estudantes contra a presença do general-presidente na cidade se transformou numa batalha campal, com vários feridos e a prisão de sete manifestantes, enquadrados na Lei de Segurança Nacional. O evento, conhecido como "Novembrada", vai ser reconstituído também num curta-metragem ficcional em 35 mm.
De acordo com Eduardo Paredes -autor do premiado "Desterro" (1992)-, a encenação da "Novembrada" no filme contará com alguns poucos atores profissionais e cerca de 2.000 habitantes da cidade. A música será de Arthur Moreira Lima.
O projeto todo -curta e média- foi premiado em concurso da Fundação Catarinense de Cultura. Os dois filmes começarão a ser rodados em março de 98 e deverão estar prontos até o meio do ano. (JGC)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.