São Paulo, domingo, 20 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Recuperação de sobrevivente do atentado é tema de documentário

DA REPORTAGEM LOCAL

Em 19 de agosto de 2003, o pesquisador norte-americano Gil Loescher foi a uma reunião no escritório de Sérgio Vieira de Mello, no terceiro andar do prédio da ONU em Bagdá. Logo depois de se cumprimentarem, na sala do embaixador brasileiro, um caminhão carregado com 200 quilos de explosivos destruiu a construção.
Loescher, especialista na questão de refugiados, foi o único sobrevivente da parte mais devastada do prédio. Perdeu as duas pernas na altura dos joelhos, teve a mão direita despedaçada e fragmentos penetraram em sua pele.
A longa recuperação de Loescher é o tema do documentário "Pulled from the Rubble" (retirado dos escombros), dirigido por sua filha Margaret Loescher.
O filme será exibido na próxima quarta em Londres, durante o encerramento do Festival de Cinema da Human Rights Watch, organização internacional de defesa dos direitos humanos.
A idéia de registrar a recuperação de seu pai foi encorajada pela necessidade que ele tinha de buscar informações sobre o resgate.
"Depois, soube que Sérgio havia sido arremessado próximo de onde eu estava e usou o celular para dizer ao pessoal do resgate que nós dois estávamos vivos", narra Loescher no site openDemocracy (www.opendemocracy.net).
O interesse do pai serviu de estímulo para Margaret, que na época produzia um documentário sobre o poeta americano William Carlos Williams (1883-1963), trabalho que ela retomou agora.
Em um texto em que explica o porquê do filme, Margaret declara: "Foi muito difícil fazer o filme, mesmo depois que encontrei a narrativa. É também muito complicado para mim e para minha família mostrá-lo, mas é preciso".
"Lemos sobre o números de feridos e mortos e perdemos a noção do indivíduo. São as histórias individuais que nos fazem sentir a dor das outras pessoas."
(TEREZA NOVAES)


Texto Anterior: Crítica: Filme é um sensível tributo ao brasileiro
Próximo Texto: DVDs - Pacote: Coleção de cinema fantástico reúne três shows de horrores
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.