São Paulo, domingo, 20 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Shows e exposições aquecem celebração

Publius Vergilius - 14.dez.2001/Folha Imagem
O músico Djavan, que participa do Ano do Brasil na França


COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE PARIS

As celebrações do Ano do Brasil na França ganharam impulso com uma série de eventos para apresentar diferentes aspectos da cultura nacional.
A Cité de la Musique abriu, na última sexta, uma grande exposição sobre a música popular brasileira. Um percurso sonoro e visual mesclando documentários, fotografias, gravações sonoras e videoclipes mostra a evolução da cultura musical e a relação com a realidade social e política. Completam o programa conferências, ateliês e shows que incluem Maria Rita, Marcelo D2 e Djavan.
Nas artes, Adriana Varejão ganhou sua primeira mostra individual na Europa, na Fondation Cartier. Cruzamento de referências que vão do barroco à música tradicional brasileira, inspirando-se de passagem na tradição dos azulejos portugueses e na história colonial, "Chambre d'Échos" (câmara de ecos) tem catálogo com texto de Phillipe Sollers.
Na próxima quarta, será inaugurada "Brésil Indien: Les Arts des Amérindiens", nas Galeries Nationales du Grand Palais. Mais de 400 obras, desde enfeites de plumas até peças de cerâmica, da pré-história aos dias atuais, serão colocadas em contexto por meio de vídeos, ambientação sonora, fotografias, desenhos e documentos etnográficos.
Uma seção homenageará o antropólogo Claude Lévi-Strauss, reunindo pela primeira vez as duas partes da sua coleção dividida entre o Brasil e a França.
Até o fim do mês o Festival Teatro no Cinema em Bobigny também coloca em destaque o cinema brasileiro. (KZ)


Texto Anterior: Homenagem: Franceses questionam as atrações do Ano do Brasil
Próximo Texto: TV: Cultura revive teleteatro em nova roupagem
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.