São Paulo, segunda-feira, 20 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Apenas 3% dos filmes mudos ainda existem

DA REPORTAGEM LOCAL

Dos 2.495 filmes mudos brasileiros (sendo 145 longas) feitos entre 1897 e 1925, apenas 3% estão preservados. Este é o diagnóstico do Censo Cinematográfico Brasileiro, projeto que está sendo realizado pela Cinemateca Brasileira, em São Paulo, em colaboração com a Cinemateca do MAM, no Rio.
O projeto, patrocinado pela BR Distribuidora, está contabilizando quantos filmes foram feitos no Brasil desde o final do século 19 e quantos foram perdidos. Quer ainda localizar os filmes existentes e recuperar o maior número possível.
Os resultados estão no site da entidade (www.cinema teca.com.br). Pode-se hoje consultar os filmes realizados entre 1897 e 1925, e entre 1931 a 1933. Até o final do mês, estarão disponíveis os dados dos filmes feitos no Brasil até 1935.
Espera-se que a porcentagem de filmes preservados aumente a cada ano de produção. Nos EUA, por exemplo, cerca de 25% da fase muda está preservada.
A primeira fase do censo, que abarca a produção até 1960, deve estar pronta em setembro deste ano. (IF)


Texto Anterior: O Brasil quadro a quadro
Próximo Texto: Atriz relembra filmagem de 1933
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.