UOL


São Paulo, terça-feira, 20 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

Chris von Ameln/Folha Imagem
Anna Cláudia Rocha, da Riachuelo, exibiu suas jóias, numa noite em que decidiu privilegiar o azul-turquesa


CARLOS LESSA

Fernandos, go home

Carioca, o presidente do BNDES, Carlos Lessa, iniciou um movimento para se aproximar do PIB paulista. A seu pedido, o advogado Wanderley Bonventi convidou para jantar, na sexta, alguns dos grandes empresários de SP.
 
Diante de Carlos Ermírio de Moraes, do grupo Votorantim, Paulo Cunha, do grupo Ultra, Norberto Barbedo, do Bradesco, Pedro Piva, da Klabin, José Bezerra, do BIC Banco, Flávio Rocha, da Riachuelo, Ivo Rosset, da Valisère, e outros, Lessa surpreendeu: num discurso de 40 minutos, desfiou críticas às gestões passadas do BNDES. Chamou os últimos anos de "fernandécada" perdida, juntando no mesmo pacote os governos de Fernando Collor de Mello e Fernando Henrique Cardoso. E afirmou que uma lei deveria proibir qualquer cidadão chamado Fernando de ocupar a Presidência.
 
Ex-senador do PSDB, o partido de FHC, Pedro Piva balançava a cabeça, em sinal de desaprovação.
 
Lessa conclamou os empresários a apresentarem projetos ao banco. Disse que o número de consultas para financiamentos, no trimestre, foi de apenas 1/3 em relação a 2002. "O setor têxtil tem que apresentar projetos!", instigou ele, diante dos donos da Riachuelo e da Valisère. "Vamos lá, Paulo", continuou, dirigindo-se a Paulo Cunha.
 
O humor de Lessa também impressionou. Na fila para se servir, ele brincou: "Querem guerra comigo? Me sirvam um frango num avião da Varig!". "E com a luz acesa", completou um dos convidados, referindo-se à Eletropaulo, devedora do banco.

CABEÇA DE CHAPA
Divididos até então em cinco candidaturas, alguns dos líderes da advocacia paulista se reuniram no fim de semana e decidiram apoiar Vitorino Antunes Neto à sucessão de Carlos Miguel Aidar na presidência da OAB-SP. Estão agora com ele, além de Aidar: Antônio Claudio Mariz de Oliveira, Mario Sérgio Duarte Garcia, José Eduardo Loureiro, José Luís de Oliveira Lima e Jorge Eluf.

E AGORA?
Com o cancelamento da palestra de Shimon Peres -que não virá mais ao Brasil porque acaba de assumir a liderança do Partido Trabalhista de Israel- , a Congregação Israelita Paulista não sabe o que fazer com as mil revistas com a biografia de Peres que havia encomendado para distribuir aos convidados. Com acabamento refinado, elas podem acabar indo para o lixo.

TEMPO AO TEMPO
A prefeita Marta Suplicy deu ordens aos vereadores que apóiam seu governo para que votem logo um projeto que, na prática, vai aliviar a situação de lojas como a Daslu e o comércio da alameda Gabriel Monteiro da Silva.
 
O projeto, do ex-vereador José Mentor, concede "anistia provisória" ao comércio instalado irregularmente em locais proibidos pela atual Lei de Zoneamento, até que uma nova lei seja votada. A "anistia" foi aprovada em primeira votação, em janeiro, sob protestos de associações de moradores. O Ministério Público tem pressionado pelo fechamento das lojas.

NOVELA
Já que agora é o ministro Gilberto Gil, da Cultura, quem, teoricamente, vai mandar nas regras de patrocínios de estatais, é no gabinete dele que desembarcam hoje 43 cineastas e produtores: Nelson Pereira dos Santos, Murilo Salles, Luiz Carlos Barreto, Zelito Viana, Cláudio Assis e Assunção Hernandes, entre outros, vão levar o que seria a proposta da "classe" sobre os incentivos culturais.

PIMENTA
Estão bem adiantadas as negociações para trazer ao Brasil a peça "XXX", do grupo catalão Fura dels Bals. Baseado em "A Filosofia na Alcova", do Marquês de Sade, o espetáculo tem causado polêmica na Europa por ter cenas eróticas.
 
A estréia no Brasil deve acontecer em março, em São Paulo. No roteiro podem entrar também Rio e Belo Horizonte.

NUVENS COR-DE-ROSA
Era de carinho total o clima entre Raphael Guinle e Patrícia Machado na festa de Dorinha Zarzur, sábado, no Morumbi. Ele, recém-separado de Carolina Magalhães e ela, ex do empresário Daniel Wurzman.

bergamo@folhasp.com.br

COM CLEO GUIMARÃES E ALVARO LEME

CURTO-CIRCUITO

O livro "Comida & Tradição - Receitas de Família", de Nininha Carneiro da Cunha, será lançado hoje, às 20h, na Domenico Livraria & Café, da galeria Virgílio, em Pinheiros.
Também sobre culinária, será lançado hoje "A Comida Baiana de Jorge Amado", de Paloma Amado, no restaurante do hotel InterContinental, às 19h.
Bob Fernandes lança em Salvador o livro "Bora, Bahêea", hoje, às 18h, na livraria Siciliano do shopping Barra.
O vídeo "O Processo Criativo de uma Atriz: Leona Cavalli por Maria Thereza Vargas" será lançado hoje, no Cinesesc, às 21h.
É com coquetel a inauguração da loja de decoração de Ana Maria Vieira Santos, hoje, às 20h, no Jardim Paulistano.
É hoje a festa Think Pink, em que a Moët & Chandon lançará o Brut Impérial Rosé, no edifício Plaza Iguatemi, às 21h.


Texto Anterior: Rede Globo e caminhoneiros defendem Pedro e Bino
Próximo Texto: Bienal do livro: Jabuti premia reino animal duas vezes
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.