São Paulo, quinta-feira, 20 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Coleção destaca Nelson Cavaquinho

Livro-CD traz vida e obra do sambista, importante nos anos 1940, mas que só gravou disco solo em 1970

DA REPORTAGEM LOCAL

Nelson Cavaquinho nasceu Nelson Antonio da Silva no Rio de Janeiro, em 28 de outubro de 1911. Além de empregos como operário, ajudante de eletricista, bombeiro hidráulico e na cavalaria da Polícia Militar, foi um dos sambistas mais importantes desde a década de 1940 até sua morte em 1986.
Autor de canções existencialistas e tristíssimas, como "Juízo Final" e "A Flor e o Espinho", é dedicado a Nelson Cavaquinho o décimo-primeiro volume da Coleção Folha Raízes da Música Popular Brasileira, que chega às bancas no próximo domingo.
As primeiras gravações de suas músicas aconteceram nos anos 1940, na voz de Cyro Monteiro, e em seguida com Roberto Silva e Dalva de Oliveira.
Redescoberto por novas gerações da MPB, foi gravado a partir dos anos 60 por Nara Leão, Paulinho da Viola, Beth Carvalho e muitos outros. Na década de 1970, gravou seus primeiros discos solo.
O autor do livro sobre Nelson Cavaquinho é o jornalista Tárik de Souza e a edição tem biografia, discografia, letras e fotos.
O CD traz "Palhaço", com Dalva de Oliveira, "Juízo Final", com Clara Nunes, "Duas Horas da Manhã", com Paulinho da Viola, e "Quando Eu Me Chamar Saudade", na voz do próprio compositor, e outras.


Texto Anterior: Bom e barato: Paribar recupera antiga marca da década de 40
Próximo Texto: Crítica/"Ribeirão do Tempo": "Ribeirão do Tempo" traz direção ágil, mas escorrega em trama chocha
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.