São Paulo, sexta-feira, 20 de maio de 2011

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Última Moda

VIVIAN WHITEMAN - ultima.moda@grupofolha.com.br

Yes, nós temos design

NOVO SALÃO DE PAULO BORGES REÚNE EM JUNHO NA OCA DO IBIRAPUERA; MOBILIÁRIO, ROUPAS E ESTRELAS DO DESIGN IRMÃOS CAMPANA SERÃO HOMENAGEADOS

O empresário Paulo Borges, que organiza a São Paulo Fashion Week e o Fashion Rio, realiza em junho a primeira edição de sua nova empreitada, o Salão Design São Paulo, que reunirá expositores de mobiliário assinado além de um showroom com 30 grifes de moda na Oca do parque Ibirapuera, em São Paulo.
"Depois dos 15 anos da SPFW, agora partimos do zero num novo evento diferenciado, mas que também fala de economia criativa. É um novo incentivo ao potencial ainda pouco explorado do Brasil em exportar e alimentar o mercado interno com nosso talento para o design, saindo do clichê do cacho de bananas", diz Borges.
O evento rola entre os dias 14 e 19 de junho, em paralelo à São Paulo Fashion Week. Os brasileiros multipremiados Irmãos Campana, que já fizeram de móveis e grandes instalações a sandálias Melissa, serão homenageados com uma pequena mostra e apresentarão uma palestra no dia 15, às 15h.
Cerca de 120 peças únicas ou limitadas de 18 galerias, entre elas, Luisa Strina, Passado Composto, Collectors, Bertolucci e Ovo, serão expostas e colocadas à venda.
"Em princípio, trabalharemos a exclusividade de objetos com valor de coleção, de arte-design, mas a ideia é pensarmos que alguns deles, com as modificações e simplificações necessárias, podem se transformar em algo produzido em série", diz o colecionador Waldick Jatobá, um dos organizadores do evento. Na programação, duas exposições internacionais, com peças do italiano Maurizio Galante e do designer israelense Tac Lancman.
Haverá ainda uma bateria de workshops e mesas redondas, com destaque para a participação do cultuado Gijs Bakker (dia 17, às 15h), criador do coletivo hype de design Droog, com sede em Amsterdã e famoso pelo uso de materiais inusitados.
Durante o evento será realizada pela primeira vez no Brasil uma edição do Pecha Kucha- trata-se de um formato criado pela dupla Astrid Klein e Mark Dytham, da Toquio Klein Dytham Architcture, no qual vários designers têm cerca de seis minutos cada para apresentar suas obras em projeções.
No dia 14, acontece a abertura, só para convidados, e no dia 15, o salão será aberto ao público, com entrada gratuita. As palestras têm lotação limitada e será respeitada a ordem de chegada. Outras informações através do email contato@designsaopaulo.com.br.

Prático A Publifolha acaba de lançar o "Dicionário Ilustrado Moda de A a Z", de Alex Newman e Zakee Shariff.Em suas 216 páginas, o livro define e contextualiza mais de dois mil termos empregados pelo mundo da moda, além de acrescentar detalhes históricos e culturais aos verbetes. Custa R$ 59,90 no site livraria.folha.com.br

Solado A loja da grife 284 nos Jardins (r. Oscar Freire, 978), zona sul paulistana, inaugura na próxima terça, às 19h, a exposição New Balance 1906, que conta a história da grife norte-americana de pisantes esportivos. Na ocasião, será lançado o NB 284, tênis criado numa parceria inédita entre as as duas marcas

NA CASA NOVA
Croqui da coleção de verão 2012 da estilista Anna Paula Osório, uma das estreias do Projeto LAB da 29ª Casa de Criadores.
Capitaneado pelo empresário André Hidalgo, o evento irá rolar, neste ano, na área externa do Museu Afro Brasil, no parque Ibirapuera, zona sul de São Paulo, de 8 a 10 de junho. E uma dica: até a próxima quarta, a "Casa" recebe inscrições para o concurso de camisetas Homofobia Fora de Moda. As trinta melhores estampas ficarão expostas no evento, e o primeiro lugar, premiado. Mais no site casadecriadores.uol.com.br.

TUITADAS

@botica_urbana O @fbusinessbrasil é um evento de moda muito importante, e uma das melhores iniciativas dos últimos anos. Parabéns à organização!
Blog de moda sobre a 18ª edição do Fashion Business, bolsa de negócios que rola entre quarta e sábado da próxima semana na Marina da Glória, no Rio. A abertura será na terça, com o desfile de Patrícia Vieira e Carlos Miele no Copacabana Palace

FOLHA.com

BLOG ÚLTIMA MODA
Confira fotos e mais informações sobrea 18ª edição da bolsa de negócios Fasion Business
folha.com/ultimamoda

ENTREVISTA

É um trabalho de diplomacia, diz figurinista de Hollywood

A figurinista Penny Rose conhece bem os gostos de Hollywood. A britânica já vestiu o ator Tom Cruise, no filme "Missão Impossível" (1996), a atriz Keira Knightley, em "Rei Athur" (2004), e a cantora Madonna, no musical "Evita" (1996).
Desde 2003, Rose é responsável pelo guarda-roupa da franquia Piratas do Caribe. No quarto filme da série, "Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas", que estreia hoje nos cinemas, ela cuida das roupas de estrelas como Johnny Deep, Geoffrey Rush e Ian McShane.
À Folha, por telefone, a figurinista falou sobre egos, piratas e o desafio de vestir Penélope Cruz.

 


Folha - O que é mais difícil na relação ator x figurinista?
Penny Rose
- Fazer ele entender que a roupa é para o personagem. Não acontece sempre, mas muitos atores querem ver a si próprios no figurino. É um trabalho de diplomacia constante, que pode durar 40 minutos ou mesmo semanas.

O figurino desse filme é diferente dos três primeiros?
Esse é mais sombrio, sujo, e bem menos fantasioso. Queria um pirata novo, uma mistura do latino, do inglês e de tantos outros que conhecemos através de livros. Não usei tecidos fakes e acho que as pessoas vão sentir a diferença.

Qual foi o personagem mais difícil de vestir?
O de Penélope Cruz [a pirata Angélica], sem dúvida. Ela estava grávida, suas medidas estavam enormes. No cinema, isso é um grande desafio.

com PEDRO DINIZ


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