São Paulo, sábado, 20 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA
Faltou rock aos atores-cantores

do "Notícias Populares"

"In My Life", o álbum de George Martin com covers das canções dos Beatles que ele produziu nos anos 60, elimina qualquer dúvida sobre quão fundamental ele foi para o sucesso do quarteto de Liverpool. Os arranjos e conhecimento musical de Martin não se sustentam sem John, Paul, George e Ringo.
O CD é até melhor do que preventivamente se esperaria. Martin caprichou nas orquestrações e procurou reproduzir sons das gravações originais que ele fez com os Beatles, em um esforço até de aplaudir.
Mas a maioria dos convidados que fazem vocais e instrumentais não têm o que os Beatles botaram em seu trabalho. Inspiração, dedicação, vontade, desprendimento, piração, curiosidade, ousadia e um ingrediente que embute tudo isso: rock.
Nem o próprio Martin, de uma ou duas gerações anteriores à dos Beatles, tem. Ele mesmo aprendeu um pouco com eles. Mas rock é uma coisa que as partituras do maestro travam ao tentar traduzir.
E rock é algo que os atores que contribuíram para o disco, do alto de sua capacidade profissional de interpretação, também não conseguem absorver.
Robin Williams, em dueto com o vocalista de jazz Bobby McFerrin, tenta ser jocoso sem conseguir impor a "Come Together" a mesma personalidade sarcástica que John Lennon obteve.
Já Jim Carrey acha que "I Am the Walrus" é uma palhaçada em um show de talentos ginasiano, ignorando o pesadelo psicodélico que Lennon registrou com sua voz desesperadamente rouca.
Entre os atores, só Goldie Hawn não compromete em uma versão night club de "A Hard Day's Night". Como o novo arranjo nada tem a ver com o original, ela vai bem com um vocal melindrosamente sensual, perfeito para um eventual filme "Susie and the Baker Boys 2 - A Ressaca".
As más companhias escolhidas por Martin são muitas. O esganiçado Phil Collins ("Golden Slumbers/Carry that Weight/The End"), a xaroposa Celine Dion ("Here, There and Everywhere") e o doce demais coral brasileiro Meninas Cantoras de Petrópolis são um desserviço.
Salvou-se quem não procurou seguir os Beatles. Jeff Beck demonstra todo seu domínio da guitarra em "A Day in the Life", com todas as frases vocais tocadas com sentimento e slide (um tubo metálico que escorrega por cima das cordas da guitarra).
E John Williams consegue um bom instrumental de "Here Comes the Sun", apesar de alguns fundos de trilha sonora de desenho de Walt Disney.
Fechando o CD, a declamação de Sean "007" Connery de "In My Life" tanto pode ser comoventemente sóbria ou uma pataquada pomposa. Depende do quanto o ouvinte preza Beatles, Connery, as intenções de Martin e declamações de letras de canções. (MO)
Disco: In My Life Produtor: George Martin Lançamento: Universal Quanto: R$ 18, em média


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.