São Paulo, Sexta-feira, 20 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Série recebeu protestos

das agências internacionais

Embora seja um sucesso de crítica e público, o seriado "Família Soprano" não é uma unanimidade. Nos Estados Unidos, há quem não goste do programa.
Bill Fugazy, o presidente da Coalizão Nacional de Organizações Étnicas, está tentando articular um boicote nacional à elogiada série sobre mafiosos.
""Família Soprano" traz uma visão distorcida da família ítalo-americana típica e da forma como essas pessoas atingem o sucesso. É um estereótipo negativo e desrespeitoso", disse Fugazy ao "New York Post".
Ele acha que a série reforça o estereótipo de que todo ítalo-americano tem ligações com a máfia, e que essa comunidade é formada por pessoas pouco inteligentes que gostam de aplicar golpes e agir como espertalhões.
Parece que ele nunca assistiu ao seriado. Recheado de ironia, "Família Soprano" mais quebra do que reforça os preconceitos contra essa comunidade.
A alegação de que o programa faz com que as pessoas achem que todo italiano é ligado à máfia é desmontada em uma cena na qual Tony discute com sua psiquiatra sobre como a pequena quantidade de italianos ligados à organização criminosa ajuda a criar a sensação de que todos têm essa conexão.
Fugazy planeja começar a campanha de boicote ao lado de figuras como os membros do Congresso de Igualdade Racial e a Liga de Antidifamação dos Judeus.
Apesar dessa confusão, outros nova-iorquinos e ítalo-americanos importantes, como o ex-governador Mario Cuomo e o senador republicano Al D'Amato, dizem amar a "Família Soprano". "Essas entidades politicamente corretas vêem problemas em tudo e estão acabando com os prazeres da vida", conclui D'Amato.


Texto Anterior: HBO emplaca mais 2 seriados
Próximo Texto: Teatro: Edimburgo destaca o novo teatro russo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.