São Paulo, quarta-feira, 20 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Missa celebra Dia da Consciência Negra em Itu

DA REDAÇÃO

A União Negra de Itu promove hoje com a igreja de São Benedito, na cidade do interior paulista, uma missa afro-brasileira para celebrar o Dia da Consciência Negra, que rememora os 307 anos da morte de Zumbi dos Palmares.
A cerimônia é entremeada por diversas músicas, de compositores como Paulo César Pinheiro, Alceu Valença e Sombrinha, que ganham novos arranjos e canções com letras influenciadas pelo nagô e malê, dialetos africanos.
Berimbau, atabaques e cavaquinhos, além de um coral formado por moradores do bairro em que a igreja é localizada, ajudam a dar nova roupagem às músicas sob ritmos como afoxé, toada e lundum.
A missa começou a ser celebrada em 1996 em Itu e conta desde o ano passado com direção musical do compositor paulista Edvaldo Santana.

São Paulo
Em São Paulo, a prefeitura promove hoje, às 20h, no Centro Cultural Jacob Salvador Zveibil o espetáculo teatral "Iabás", do grupo Onissaurê, que trata da presença da mulher dentro da mitologia africana.
Na biblioteca Vinicius de Moraes, em Itaquera, ocorre uma mostra sobre o trabalho de importantes escritores, compositores e poetas negros. O evento enfoca a biografia de personalidades como Lima Barreto, Luís Gama, José do Patrocínio, Clementina de Jesus e Pixinguinha, entre outros.
Informações sobre a programação completa das atividades promovidas pela prefeitura nesta semana estão no site www6.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/cultura.


MISSA AFRO-BRASILEIRA. Quando: hoje, às 19h. Onde: r. Santa Cruz, 600, igreja de São Benedito, Itu. Entrada franca.


Texto Anterior: "Terras de Preto": Fotógrafo mergulha nos quilombos do Brasil
Próximo Texto: Análise: Ouro Preto precisa discutir a preservação no âmbito coletivo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.