São Paulo, quarta, 21 de janeiro de 1998.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filme brasileiro agrada público do Sundance Festival

da enviada especial

"Central do Brasil" foi bem recebido pelo público e pela crítica em seu lançamento mundial anteontem, no Sundance Film Festival.
Desde o último final de semana, quando Robert Redford (idealizador do festival) deu entrevista citando a produção, o filme se transformou em uma das atrações mais aguardadas pelos jornalistas e pelo público.
Boa parte dessas expectativas não foram frustradas no lançamento de segunda-feira à noite. O público praticamente lotou o Eccles Theatre -maior sala de exibição do festival americano, com capacidade para 1.300 lugares- para assistir ao filme.
No final da apresentação, depois de aplaudir por um bom tempo, a maior parte da audiência permaneceu no local para fazer perguntas ao diretor brasileiro.
O maior foco de interesse dos jornalistas e críticos norte-americanos foi o retrato do Brasil mostrado pelo filme de Walter Salles, com a violência das grandes cidades e a religião da população, e o relacionamento entre os dois personagens principais.
Em suas respostas, porém, Salles enfatizou que a intenção de "Central do Brasil" é "mostrar o relacionamento de duas pessoas completamente diferentes e as mudanças que esse relacionamento traz para a vida delas".
Segundo o diretor, "é gratificante ver como um filme que mostra uma realidade tão distante da existente nos países de Primeiro Mundo pode conquistar a atenção do público americano".
Elenco
Os personagens do filme brasileiro também chamaram a atenção do público.
"Central do Brasil" conta a história da aposentada Dora (interpretada por Fernanda Montenegro), mulher que escreve cartas para analfabetos na estação Central do Brasil (Rio), e seu encontro com o menino Josué, vivido por Vinícius de Oliveira.
O garoto perde a mãe e decide viajar pelo sertão do país para procurar o pai que nunca conheceu. A viagem serve de pano de fundo para as transformações sofridas por Dora durante seu tumultuado relacionamento com Josué.
O garoto Vinícius de Oliveira também despertou a curiosidade e o elogio do público presente à exibição. O menino foi descoberto pelo diretor enquanto engraxava sapatos em um dos aeroportos do Rio de Janeiro.
"Central do Brasil" voltou a ser exibido ontem pela manhã no Sundance Festival. Sua próxima apresentação ao público acontece no dia 14 de fevereiro, no Festival de Berlim. A estréia do longa no Brasil está marcada para o dia 3 de abril. (CP)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.