São Paulo, quinta-feira, 21 de fevereiro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

Ana Ottoni/Folha Imagem
TELA QUENTE
A atriz Maristane Dresch, uma das estrelas de "Bellini e a Esfinge", era só charme na pré-estréia do filme, que também tem Malu Mader no elenco, anteontem em SP


Copo de cólera

Um novo round da briga entre as empresas de telefonia fixa e as celulares chegou à Anatel: pelo menos uma companhia, a Telemar, está orientando seu departamento comercial a oferecer aos usuários telefones bloqueados, que não fazem ligações para aparelhos celulares. As empresas de telefonia móvel já entraram com processo para impedir a jogada.

A iniciativa da Telemar faz parte de uma mesma estratégia, de boicote às celulares. A empresa calcula que pode ter prejuízo de R$ 200 milhões este ano por causa da diferença entre o que cobra do usuário quando ele liga para um celular e a tarifa que tem que repassar à operadora por causa dessa ligação.

Na TV, a Telemar anuncia que ligar para um celular pode sair até 30 vezes mais caro do que para um telefone fixo.

FICO
Ainda a Telemar: Luiz Eduardo Falco, presidente da Oi, o braço celular da empresa, estaria sendo sondado para voltar para a TAM, onde fez carreira. Questionado por executivos da tele, não negou, nem confirmou. Afirmou apenas que quer continuar no mesmo emprego.

FIO TERRA 1
O governador Garotinho, do Rio, tem em mãos uma pesquisa do Ibope feita perto do Carnaval que não mostra para ninguém. Nela, seus índices de voto para presidente, que chegaram a 16% em janeiro, caem para a faixa de 12%. Roseana, que chegou a 20%, salta para 23%; Lula continua nos 30%, e Ciro e Serra, empacados nos 8%.

FIO TERRA 2
Já a pesquisa do Vox Populi em que Roseana empata com Lula, em torno dos 25%, é vista com reservas. Feita por telefone este mês, ouviu eleitores de maior renda, onde o PFL vai melhor que o PT.

FAMÍLIA
No calendário da escola carioca Espaço Educação não constam as tradicionais festinhas de Dia das Mães e Dia dos Pais. Foram substituídas pelo Dia da Família. Uma alternativa para que filhos de casais homossexuais, de mães solteiras, órfãos e os guris criados por outros parentes não fiquem constrangidos na hora da festa.

ÁGUA FRIA
O encontro entre o realismo mágico de "O Dono do Mar", de José Sarney, e a realidade do Maranhão está na constatação de que apenas duas cidades do Estado -Imperatriz e São Luís- têm salas para exibir o filme. A idéia do produtor, Fábio Gomes, é exibir o filme em telões nas praças do interior.

PEGADAS
Mais uma irmã de Gisele Bündchen tenta seguir os passos da top. Gabriela estréia hoje na passarela, no desfile da grife italiana Versus, ao lado de Yasmin Brunet.

OSCAR
O Prêmio Internacional de Cinema Rodolfo Valentino -espécie de Oscar italiano- terá uma edição especial este ano, em homenagem ao Brasil.

Fernanda Montenegro e Antonio Fagundes serão os premiados. O diretor homenageado ainda é uma incógnita.

NOVA SEARA
Depois da FGV, que anunciou cursos na área jurídica, o Ibmec abre inscrições para direito. São duas das maiores escolas de negócios do país.

bergamo@folhasp.com.br

Com CLEO GUIMARÃES, FÁBIO DE OLIVEIRA e NATASHA S. NOVAK

CURTO-CIRCUITO

É amanhã a abertura da exposição "Sobre(a)ssaltos", no Itaú Cultural Belo Horizonte, a partir das 20h30.
O DJ americano Lenny Fontana, responsável por comandar algumas das festas mais badaladas de Nova York, Londres e Ibiza, anima hoje a pista da Disco.
A exposição "Estados", da artista plástica Laura Vinci, abre dia 3 de março, no Centro Cultural Banco do Brasil.
A designer Claudia Issa comemora dois anos da Issa D.A. com novo escritório na Vila Madalena e novo segmento de negócios: a aplicação de novas tecnologias à produção fashion.
O compositor e pianista Antonio Bruno tocará no piano-bar do hotel Intercontinental neste sábado, a partir das 21h.

Mei ai relp iú?

Que Tasso, Ciro, Serra, que nada. O assunto do momento em Fortaleza, no Ceará, é a chegada dos 5.000 "gringos" de 58 países que vão participar da reunião anual de governadores do BID, em março. O presidente Fernando Henrique Cardoso vai fazer palestra e, para receber convidados tão ilustres, a cidade passa por uma faxina.

Os taxistas, por exemplo, receberam curso especial de "etiqueta": devem se vestir com discrição, sem roupas coloridas ou com listras. O ideal são cores claras, limpas. Devem fazer a barba, usar perfume, não deixar o desodorante vencer, ser gentil e não ficar dando voltas para aumentar o preço da corrida.

Eles receberam também uma cartilha para falar inglês, onde se lê a expressão em português, em inglês e também a pronúncia. Abaixo, as mais comuns:

 °Mei ai relp iú?
(May I help you, ou Posso ajudá-lo?)
 °Iés, ai uud laik tu teik iór técsi. (Yes, I'd like to take your taxi.)
 °Chúr! Pliz, létme relp iú uêth iór bég.
(Sure! Please, let me help you with your bag.)
 °Uér uud iú laik to gô, ser?
(Where would you like to go, sir?)
 °Uéráreiu goin tu?
(Where are you going to?)
 °Ai em goin tu thê convenxion centri.
(I'm going to the convention centre.)
 °Ês êt far fram ria?
(Is it far from here?)



Texto Anterior: Disco crítica: Compêndio revela autor por ele mesmo
Próximo Texto: "A luta secreta de Maria da encarnação": Confuso, Brasil precisa de Guarnieri
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.