São Paulo, quinta-feira, 21 de fevereiro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARTES

Exposição, com 69 nomes na mostra principal, é inaugurada amanhã e se desdobra em 12 para itinerar pelo país

Rumos Visuais em BH questiona circuito

RODRIGO MOURA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O Rumos Visuais está de volta. O megaprograma do Itaú Cultural dedicado ao mapeamento de novos nomes das artes visuais brasileiras abre amanhã sua segunda edição, exibindo os trabalhos de nada menos que 69 artistas na mostra principal, "Rumos da Nova Arte Contemporânea Brasileira", que tem curadoria de Fernando Cocchiarale.
A cidade escolhida para o lançamento do projeto, desta vez, foi Belo Horizonte, de onde passa por Campinas, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Salvador, Curitiba e Porto Alegre, numa itinerância que vai até o ano que vem e se desdobra em 12 mostras menores, agrupadas em curadorias temáticas. A primeira delas, "Sobre(a)ssaltos", também será aberta amanhã.
A mostra principal, que na aparência lembra um grande salão, ocupa dois andares do Palácio das Artes, um espaço dedicado a exposições e espetáculos na cidade. A organização museográfica segue a estrutura de nichos para as obras, que, na sua maioria, são de pequeno e médio porte, priorizando a quantidade, uma marca do projeto.
A produção exibida inclui pinturas, performances, desenhos, gravuras, fotografias, pequenas instalações, objetos. Em tese, os videoartistas saem no lucro em relação ao excesso museográfico, pois terão, em alguns casos, salas isoladas para seus trabalhos.
Em meio à abundância de artistas, o curador Fernando Cocchiarale identifica algumas tendências: trabalhos que questionam o circuito e o sistema institucional das artes, uso das tecnologias digitais na relação com a imagem e a boa e velha crise do sujeito contemporâneo. O projeto recebeu 1.495 inscrições, seguindo sua vocação de ser o mais abrangente possível. Desse universo, 292 artistas foram indicados por curadores regionais, dos quais 69 foram incluídos no programa.


RUMOS DA NOVA ARTE CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA -
exposição com 69 artistas. Curadoria: Fernando Cocchiarale. Onde: Palácio das Artes (av. Afonso Pena, 1.537, MG, tel. 0/ xx/31/ 3237-7291). Quando: abertura para convidados amanhã, às 20h; de ter. a sáb., das 13h às 21h; dom., das 16h às 21h; de amanhã a 31 de março. Quanto: entrada franca.




Texto Anterior: Bilheteria do longa foi de R$ 143 mil
Próximo Texto: Mostra retoma década de 60
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.