São Paulo, sexta-feira, 21 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lista final tem médico, arquiteto e historiador

DA REPORTAGEM LOCAL

Tem a ver com inventar mundos invisíveis o trabalho em quadrinhos de Danilo Zamboni, vencedor geral da quarta edição do Concurso de Ilustração da Folha. "É imaginar lugares que você não vê", diz ele. "Uma questão de surpresa."
Aluno de arquitetura, que está terminando o curso da FAU-USP, Zamboni, 23, é o mais jovem entre os vencedores das cinco categorias do concurso.
Sem formação em desenho ou ilustração, ele já publicou trabalhos em algumas revistas e ainda não decidiu se vai seguir carreira como ilustrador ou arquiteto. Por enquanto, quer ter um pé em cada área.
"Metade da arquitetura me enjoou, mas só fazer desenho eu não sei se encararia", diz Zamboni. "Um alivia o outro e é uma influência indissociável o estudo, desenho técnico, que orientou o meu trabalho."
Também jovem, o historiador Rafael Cesar Scabin, 26, ficou com o primeiro lugar na categoria charge. Um dos trabalhos que enviou contextualiza, com humor, o debate em torno da construção da hidrelétrica de Belo Monte e o impacto sobre terras indígenas.
Um caso curioso é o do vencedor na categoria ilustração, o biomédico Fernando Real, 29.
Sem qualquer ligação com a área de humanas ou das artes, Real, que nasceu no Rio e agora vive em São Paulo, diz que vem aperfeiçoando a prática do desenho nos últimos três anos. Inscreveu ilustrações sobre religião, a questão nuclear no Irã e casos de bullying em escolas.
Seu trabalho como biólogo também influencia o traço. "Costumo associar imagens microscópicas a valores estéticos", diz Real. "A ciência não define tanto os temas, mas tenho um olhar mais estético sobre as coisas da ciência."
Já os vencedores nas categorias caricatura e cartum são mais experientes, com trabalhos na área de ilustração.
Eleito o melhor cartunista, o capixaba Alberto Correia Alpino Filho, 39, faz charges diárias para o portal Yahoo e é autor da tira "Samanta", publicada nos jornais "A Gazeta", de Vitória, e "A Crítica", de Manaus.
"A tira é sobre o universo da mulher moderna", resume o ilustrador, que é conhecido como Alpino. "Ela trabalha numa empresa, divide apartamento com uma colega e vive em busca do homem perfeito."
Vencedor na categoria de caricatura, Angelo Hermeto Abi-Saber, 35, já fez ilustrações para livros infantis e nas revistas "Mundo Estranho" e "Galileu".
Nas caricaturas que inscreveu, entre elas uma do cantor Roberto Carlos, Abi-Saber mistura texturas fotografadas, como uma porta enferrujada ou uma parede, e traços em pincel e nanquim. "Gosto de brincar com essas texturas."


Texto Anterior: Folha anuncia os vencedores de concurso
Próximo Texto: Peça sobre ruína lidera invasão russa em SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.