São Paulo, quarta-feira, 21 de junho de 2000


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FILMES - INÁCIO ARAÚJO

O Pequeno Príncipe
Rede TV!, 13h.
(The Little Prince). EUA, 1974, 88 min. Direção: Stanley Donen. Com Richard Kiley, Steven Warner, Bob Fosse, Gene Wilder. Adaptação do célebre livro de Saint-Exupéry sobre aviador que cai no deserto e encontra um menino do asteróide B-612. Versão musical da qual se diz habitualmente que Donen está irreconhecível. É duro de entender como é que o diretor de "Cantando na Chuva" tenha cometido esse traste.

Carros Usados
Bandeirantes, 13h.
(Used Cars). EUA, 1980, 112 min. Direção: Robert Zemeckis. Com Kurt Russell, Jack Warden, Gerrit Graham. Dois comerciantes de carros usados, um deles disposto a levantar dinheiro para se candidatar ao Senado, entram em conflito por disputa de ponto. A partir daí, segue-se uma sucessão de golpes baixos numa comédia mais que simpática de Zemeckis, o diretor de "De Volta para o Futuro".

Picardias Estudantis
SBT, 14h15.
(Fast Times at Ridgemont High). EUA, 1982, 90 min. Direção: Amy Heckerling. Com Sean Pean, Forest Whitaker, Jennifer Jason Leigh, Nicolas Cage. Elenco (hoje) ilustre para comédia de adolescentes, fazendo coisas de adolescentes, com humor idem. A não esperar muito, mas vale pela curiosidade de ver esses atores no início de suas carreiras e ver que nem tudo são flores na vida dos astros de Hollywood. Micos existem em todo lugar.

Batman Eternamente
Globo, 15h35.
(Batman Forever). EUA, 1995, 121 min. Direção: Joel Schumacher. Com Val Kilmer, Jim Carrey, Nicole Kidman, Tommy Lee Jones, Chris O'Donnell. A série "Batman" sempre viveu no fio da navalha. Sem a direção de Tim Burton, no terceiro filme, perdeu o olhar ferino e virou qualquer coisa. Aqui, o Homem-Morcego Kilmer tem a ajuda de Robin (O'Donnell) para enfrentar o Charada (Carrey) e o Duas Caras (Jones), que se unem para descobrir a verdadeira identidade do super-herói. De passagem, Batman vai para o divã com a psicóloga Kidman, linda e gelada como sempre. Banal, o filme já anuncia a desgraça da série, que não tardaria. Mas o filme, como de hábito nessa série, é salvo pelos vilões, ao contrário do que se poderia esperar num filme de super-herói.

Intercine
Globo, 1h45.
A escolha para a sessão interativa da noite desta quarta-feira se dá entre o suspense "Laços Mortais" (1994, de John Power, com Cynthia Gibb, John Stamos e Ben Gazzara) e a comédia de ficção científica "Cherry 2000" (1986, de Steve de Jarnatt, com Melanie Griffith, Ben Johnson e Tim Thomerson).

Jimmy Hollywood
Globo, 3h25.
(Jimmy Hollywood). EUA, 1994, 112 min. Direção: Barry Levinson. Com Joe Pesci, Christian Slater, Harrison Ford, Victoria Abril. Cansado da violência que o cerca, Jimmy Alto, ator fracassado, passa a ator-verdade e, com a ajuda de um amigo, começa a filmar suas façanhas: prende criminosos e os deixa na porta da polícia, junto com a fita de vídeo de suas façanhas. O elenco é bom, mas o resultado final, com uma trama dessas, não poderia mesmo ser grande coisa.

Fantasias Perigosas
Bandeirantes, 4h.
(Sinful Intrigue). EUA, 1995, 88 min. Direção: Edward Holzman. Com Bobby Johnston, Beckie Mullen, Griffin Drew. Milionário entediado despreza a mulher e ocupa-se com mulheres várias. Até que certo dia a patroa é estuprada, e ele é acusado não apenas desse crime como de vários outras ocorrências do mesmo gênero. O que fazer com semelhante filme a essa hora da madrugada é a questão.

TV PAGA
Godard, o ladrão, reflete sobre o cinema

DA REDAÇÃO

Não há meio-termo diante de "Paixão" (Eurochannel, 22h): ama-se ou detesta-se. A bem dizer, na maior parte dos casos, detesta-se a história -por assim dizer- do cineasta polonês em crise, que reflete sobre o cinema.
Por que será? Talvez o próprio Jean-Luc Godard responda: o cinema não tem leis. Responde e pratica coerentemente, por sinal, ao longo de 40 anos.
Por isso, talvez, seja tão ignorado neste fim de século, em que clamamos por leis, por clareza, por uma história -no sentido estrito do termo.
No entanto, a beleza, que também não tem leis, está lá, roubada do mundo pela câmera intrigante do mais arrogante e também mais humilde dos cineastas. (IA)


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