São Paulo, quarta-feira, 21 de junho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

QUEM SÃO

José Carreras
Nascido em Barcelona, em 1946, abandona os estudos de química para se dedicar ao canto. Inicia aos 24 anos uma carreira que o levaria a Buenos Aires, Nova York e Salzburgo. Bom ator, foi dirigido em cena por Luchino Visconti e Franco Zeffirelli. Uma leucemia interrompe sua carreira por dois anos, em 1988. Muitos o consideram o mais técnico dos Três Tenores.

Luciano Pavarotti
Nascido em Modena, em 1935, estréia e é premiado numa "La Bohème", em Mântova. Apresenta-se em seguida em Amsterdã, Viena e Londres. Canta pela primeira vez no La Scala em 1966. CDs e óperas em videocassete fazem dele a maior e mais bem-remunerada estrela lírica de sua geração.

Plácido Domingo
Madrilenho, nascido em 1941, transfere-se com a família para o México, onde inicia sua carreira como barítono aos 26 anos. Já como tenor, passa a se apresentar regularmente em Londres, Viena e Milão. Aventura-se como regente e como diretor cênico. Torna-se em 1996 diretor da Ópera de Washington, tendo assinado recentemente um contrato permanente de co-produções com a Ópera de San Francisco.


Texto Anterior: Erudito: R$ 3,6 mi soltam a voz de Três Tenores em SP
Próximo Texto: Malheiro rege Amazonas Filarmônica
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.