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Releituras pop nos 90 despertam baiano
da Reportagem Local
Baiano de Salvador radicado no
Rio de Janeiro, Hyldon despontou
com o advento da soul music brasileira, capitaneada por Tim Maia.
Antes de lançar disco próprio,
gravou com Tony Tornado, Wilson Simonal e Rosa Maria, compôs para a fase "Maravilhosa"
(72) de Wanderléa e produziu trabalhos de Erasmo, Jerry Adriani e
Wanderley Cardoso.
" 'Pare de Tomar a Pílula', do
Odair José, essas coisas, fui eu
quem produziu."
A chegada ao disco próprio, pela
PolyGram, foi penosa, segundo
ele.
"Gravei um compacto de 'Na
Rua, na Chuva...', e André Midani,
que era o diretor, falou que era o
melhor trabalho que tinha ouvido
nos últimos dez anos. Disse que a
voz parecia a do Mick Jagger, queria que eu gravasse 'Angel'."
"Eu não topei, ele começou a
adiar o lançamento do compacto.
Quando saiu, foi direto para o primeiro lugar. Falaram que era sorte
de principiante, fiz outro -'As
Dores do Mundo'. Foi direto para
a parada. Só aí pude gravar o LP."
Quando o disco estourou, ele sumiu. "Fui morar nos EUA, ver se
lá alguém me respeitava. Os caras
da gravadora ficaram loucos."
De volta, gravou "Deus, a Natureza e o Amor" (76). "Decidiram
me vender como 'o cantor do tênis', porque não gostava de usar
sapatos. Achei uma ofensa, saí batendo porta."
Aos poucos, foi caindo no ostracismo. A nova onda só veio em 95,
com a regravação de "Na Rua, na
Chuva, na Fazenda" pelo Kid
Abelha.
Paula Toller, vocalista da banda,
explica o interesse: "A turma do
Hyldon tocava soul com letras singelas, de musicalidade pop de primeira. Gosto de quem não imita
em português dicção e prosódia de
americano."
Ao mesmo tempo, a banda mineira J. Quest inseriu "As Dores
do Mundo" em seu disco de estréia. "Ele passeava pelo soul, mas
não era tão black quanto Tim e
Cassiano. Encontramos a música
numa coletânea dos três", justifica o vocalista Rogério Flausino.
Hits de rádio, as regravações despertaram Hyldon. Ele prepara novo disco, que "sai em três meses,
no máximo". O cantor, no entanto, ainda não assinou contrato
com uma gravadora.
(PAS)
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