São Paulo, sábado, 21 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

Luciana Cavalcanti/Folha Imagem
UMA VOLTINHA De passagem pelo Brasil, o estilista Calvin Klein foi jantar e circulou com amigos anteontem pelos arredores da Paulista

SAMBISTA IMORTAL

Martinho da Vila na ABL

Martinho da Vila, 66, entrou na fila por uma vaga na Academia Brasileira de Letras. Vai se lançar candidato em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, no Rio.
 
A candidatura partiu de uma brincadeira do cartunista Ykenga, que criou a charge acima depois de sonhar com o músico Martinho paramentado com o fardão dos imortais. E é um sonho de Martinho também? "Na ABL eu poderia misturar a cultura dos acadêmicos, universitária, com a minha, a da vivência e da experiência", diz ele, que estudou somente até o segundo grau.
 
"Não existem negros na academia hoje", queixa-se o cartunista Ykenga. Martinho faz coro, lembrando da candidatura frustrada de outro escritor negro, Lima Barreto (1881-1922). "Nem ele conseguiu", diz.
 
Martinho lança até o fim do ano seu sexto livro, "Os Lusófonos", sobre as diferenças entre os países de língua portuguesa. Sua obra mais recente, "Memórias Póstumas de Teresa de Jesus", é inspirada em "Memórias Póstumas de Brás Cubas", escrito pelo fundador da ABL (e mulato), Machado de Assis.
 
No momento todas as cadeiras da ABL estão ocupadas. A última eleição aconteceu em 3 de junho, quando Antônio Carlos Secchin passou a ocupar o lugar de Marcos Almir Madeira.

DATA MARCADA
O ministro Nelson Jobim, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) bateu o martelo.
 
Deve colocar em votação, no dia 1º de setembro, uma quarta-feira, um dos assuntos mais polêmicos a serem apreciados neste ano pelo STF: o que define os poderes do Ministério Público para promover investigações criminais.

REFRESCO
Jobim, aliás, está reservando duas manhãs por semana para estudar.
 
Ele anda tendo aulas particulares de economia e de lógica.

CACHIMBO DA PAZ
Sérgio Sá Leitão e Orlando Senna, do Ministério da Cultura, se encontram hoje em Gramado (RS), com Gustavo Dahl, presidente da Ancine.
 
É a primeira vez que o grupo se reúne desde a polêmica gerada pelo anteprojeto do MinC de transformar a Ancine em Ancinav (Agência Nacional do Cinema e do Audiovisual). O encontro será aberto ao público.

MARCA REGISTRADA
Penélope Nova, da MTV, entrou para o time das siliconadas.
 
Mas não só por estética, ela explica. Por conta de uma dieta rigorosa, ela tinha caído do sutiã 46 para o 42 e recorreu à cirurgia para voltar ao manequim antigo. "Não estava me reconhecendo", conta ela.

ALIÁS...
Priscila Borgonovi, mulher de Fábio Assunção, também acaba de turbinar os seios.

PARA QUEM PODE
O quadro "O Vendedor de Passarinhos", de Di Cavalcanti, pode ter lances milionários na semana que vem, em São Paulo. A obra será leiloada por Roberto Castelli, com lance mínimo de R$ 800 mil.
 
No leilão haverá 1.640 peças de artistas como Burle Marx, Tomie Ohtake e Portinari, além de prataria que pertenceu à coroa britânica.

FIM DO MUNDO
Cenas brasileiras: os funcionários públicos da cidadezinha de Santo Amaro do Maranhão, que fica, é claro, no Maranhão, não vão receber o salário neste mês. É lá que está sendo filmado "Casa de Areia", de Andrucha Waddington, com Fernanda Montenegro e Fernanda Torres.
 
O drama é o seguinte: o secretário de Finanças da cidade, Clailton Carneiro, filho do prefeito do lugar, foi à capital, São Luís, retirar no Banco do Brasil os R$ 70 mil repassados do governo federal à cidade. Pegou tudo aí... cadê o dinheiro? Clailton disse que foi assaltado e que os ladrões levaram tudo.

CHEINHA
Sabe a última da Donatella Versace? A estilista saiu escondida da clínica de reabilitação para dependentes químicos, na Itália, e foi para um spa.
 
Motivo: enquanto se tratava, engordou nada menos que 11 quilos e precisa perder todos eles para a apresentação da Versace em Paris, marcada para outubro.

@ - bergamo@folhasp.com.br

COM ALVARO LEME

CURTO-CIRCUITO

A designer de jóias Adelina Silveira lança sua coleção de pedras brasileiras com modelos em ouro, prata e metal, de hoje até o dia 24, na Gift Fair, no Expo Center Norte. Lançará também bolsas pintadas pelo artista plástico Gustavo Rosa.
Lulu Librandi organiza um prosecco amigo amanhã, no Spot, para comemorar a exposição da escultora Mazeredo, "Tributo ao Esporte", que começa no Conjunto Cultural da Caixa.
Patrizia Curi e Izabel Collor de Mello desfilam lingerie de sua loja, a Maison Z, no Brasil, Moda e Estilo, às 13h30, no hotel Hilton.
A soprano Sonia Goussinsky e o pianista Achille Picchi se apresentam hoje, às 21h, no Centro da Cultura Judaica.
Maria José O'Neill e Luiz Alberto Americano casam-se hoje em cerimônia íntima, no bairro de Higienópolis.


Texto Anterior: "O Nome do Bispo": Inversão carnavalesca garante originalidade
Próximo Texto: Rodapé: Totem e tabu
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.