São Paulo, sábado, 21 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CORRESPONDÊNCIAS

Evento acontece na Hebraica e tem ainda fotos e primeiras edições de obras de escritores consagrados

Leilão reúne cartas de autores como Lobato e Bilac

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Tem Manuel Bandeira, Monteiro Lobato, Olavo Bilac, Luigi Pirandello e Jorge Luis Borges, entre muitos outros: 150 itens, entre cartas, fotos, primeiras edições e autógrafos de nomes consagrados da literatura brasileira e universal estarão à venda hoje no 2º Leilão de Livros Raros e Papéis Antigos, no Clube A Hebraica.
"O acervo tem como recorte geral os temas brasileiros: primeiras edições de literatura com dedicatórias autografadas, tiragens especiais ilustradas por artistas, livros de viagens, imagens fotográficas e manuscritos originais -Cecília Meireles, Murilo Mendes, Mário de Andrade etc.", afirma Rogério Pires, da Fólio Livraria, responsável pelo evento.
"Outro eixo correlato é formado por um diversificado conjunto de itens relativos a visitantes estrangeiros -sobretudo escritores do século 20: André Maurois, Jean Paul Sartre, Stefan Zweig, Rudyard Kipling, Paul Claudel e Robert Frost", diz. "Organizar um leilão desse é uma tentativa de disponibilizar a um público não só de colecionadores, mas também de apreciadores de história e literatura, um material importante muitas vezes ignorado."
Há um conjunto de duas cartas entre Mário de Andrade e o médico e cientista Manuel de Abreu (1894-1962), que, além de criador da abreugrafia, tinha veleidades literárias. Ou, ainda, uma correspondência de Manuel Bandeira a Rubem Braga, festejando sua mudança de um apartamento de fundos para outro, no mesmo prédio, só que de frente e com vista para a Baía de Guanabara.

Parcerias modernistas
As primeiras edições incluem "Glaura: Poemas Eróticos" (1799), de Manuel Inácio da Silva Alvarenga; "Suspiros Poéticos e Saudades" (1836), de Gonçalves de Magalhães; "O Ateneu" (1888), de Raul Pompéia; e "Alguma Poesia" (1930), de Carlos Drummond de Andrade.
Também estão representadas algumas primeiras edições modernistas, marcando parcerias entre escritores e artistas plásticos. Assim sendo, há "Cobra Norato", de Raul Bopp, com capa de Flávio de Carvalho; "Trilogia do Exílio", de Oswald de Andrade, com capa de Anita Malfatti; e "História do Brasil", de Murilo Mendes, com capa de Di Cavalcanti.
Entre os autores estrangeiros, o original manuscrito do livro "Rio de Janeiro", de André Maurois, é item de destaque, além de uma carta de Stefan Zweig, em francês, para o poeta e tradutor Onnestaldo de Pennafort.
Além da literatura, o leilão traz ainda cartas de personagens históricos, como Altino Arantes, Washington Luís e Assis Chateaubriand. (IRINEU FRANCO PERPETUO)


2º LEILÃO DE LIVROS RAROS E PAPÉIS ANTIGOS. Onde: Clube A Hebraica -°salão Marc Chagall (r. Dr. Alberto Cardoso de Melo Neto, 115, SP, tel. 0/xx/ 11/3031-1258). Quando: hoje, às 21h. Quanto: entrada franca.


Texto Anterior: "O Cravo de Mozart É Eterno": Lins do Rego expõe consciência de limitações
Próximo Texto: Cinema: Mitchell filma comédia com sexo ao vivo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.