São Paulo, sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mostra exibe colorido e viagens de Stupakoff

Fotógrafo famoso nos anos 60 e que morreu neste ano ganha exposição em SP

Além de registros menos célebres de artista paulistano, são apresentados retratos como o do ator Jack Nicholson

MARIO GIOIA
DA REPORTAGEM LOCAL

Entre as 16 mil imagens que Otto Stupakoff (1935-2009) deixou ao Instituto Moreira Salles, as coloridas são pouco conhecidas, assim como as mais geométricas e as de viagens. Parte dessa produção que ultrapassa a fotografia de moda, gênero que tornou Stupakoff famoso, estará presente na mostra que é aberta para o público hoje em São Paulo. Segundo o curador da exposição, Sergio Burgi, 51, a reunião de 60 imagens serve como introdução ao trabalho do paulistano.
"Discuti muito com o Otto essa mostra, é uma espécie de cartão de visitas à obra dele, que ainda tem muito a ser estudada", afirma ele.
Na organização elaborada por Burgi não faltam registros que fizeram de Stupakoff um célebre retratista de personalidades nos anos 60 -Jack Nicholson, Sharon Tate e Truman Capote, por exemplo-, quando trabalhava para publicações como "Harper's Bazaar" e "Life".
No entanto, o destaque recai sobre imagens menos vistas do fotógrafo, como uma composição multicolorida feita nos anos 70 nos arredores de Paris, e nos instantâneos de habitantes do Sudeste Asiático, do México e da Índia.
Os nus em preto-e-branco se compõem em outro trunfo da mostra, assim como os jogos de sobreposições com figuras geométricas, mais comuns no início da carreira de Stupakoff, na década de 50.


OTTO STUPAKOFF
Quando: de ter. a sex, das 13h às 19h, e sáb. e dom., das 13h às 18h; até 22/11
Onde: Instituto Moreira Salles (r. Piauí, 844, 1º andar, São Paulo, tel. 0/xx/11/ 3825-2560); livre
Quanto: entrada franca




Texto Anterior: Aids afastou homens ainda mais da moda, afirma Queiroz
Próximo Texto: Livro reúne sequências de artista
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.