São Paulo, sexta-feira, 21 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COLEÇÃO FOLHA

Compositor italiano escreveu principais obras até os 37 anos

Volume de domingo destaca Rossini

IRINEU FRANCO PERPETUO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O volume de domingo da Coleção Folha de Música Clássica destaca Gioachino Rossini (1792-1868). Filho de músicos, começou a carreira de compositor aos 18 anos. Era aclamado no Scala de Milão aos 20, seguindo-se um retumbante sucesso internacional.
Compôs as 40 óperas sobre as quais repousa sua reputação até os 37 anos. Desfrutando do dinheiro ganho na juventude, passou seus últimos 13 anos em Paris, com um estilo de vida epicurista, de reuniões sociais, frases espirituosas, algumas composições e paixão pela gastronomia.
Dado o sucesso de determinadas aberturas, ele não tinha escrúpulos em utilizá-las em mais de uma ópera. Assim é que a abertura de "Aureliano in Palmira" foi também empregada em "Elisabetta, Regina d'Inghilterra" e na mais aclamada criação rossiniana: "O Barbeiro de Sevilha".


Texto Anterior: MPB: Disco de Moraes Moreira espana o óbvio
Próximo Texto: Nas lojas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.