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DOCUMENTÁRIO
Cinema paulista ganha "Em Foco" especial
BRUNO YUTAKA SAITO
DA REDAÇÃO
Se houvesse um nome, poderia
ser algo do estilo "árido movie urbano": é uma cinematografia repleta de néons e concreto, com
prédios cruzando os horizontes.
Já em clima de comemorações
dos 450 anos de São Paulo, o Canal Brasil exibe o especial "Em Foco", que disseca a produção cinematográfica da cidade.
O programa suscita a seguinte
questão: existe uma característica
intrínseca desses filmes que configure uma espécie de gênero à parte dentro do cinema brasileiro?
"São Paulo não tem uma cara
muito definida, não tem um cartão-postal", diz no documentário
o cineasta Guilherme de Almeida
Prado ("Perfume de Gardênia").
"Às vezes, parece Nova York, às
vezes, Tóquio. Isso permite a criação de várias histórias diferentes."
E são as diferentes possibilidades oferecidas pelo cenário da cidade que vão guiando "Em Foco".
Atores como John Herbert e Ilka
Soares, por exemplo, contextualizam a Companhia Cinematográfica Vera Cruz como indissociável
da paisagem paulista.
Carlos Reichenbach e José Mojica Marins falam sobre o cinema
marginal e a Boca do Lixo. "Gente
do cinema tinha proteção dos
bandidos e da polícia", diz Marins, o Zé do Caixão.
As pornochanchadas também
são lembradas pelos diretores e
pelo ator Antonio Fagundes.
"Apesar de causar escândalos na
época, eram filmes, em sua maioria, puros, quase moralistas", diz.
Carla Camurati fala sobre o cinema paulistano dos anos 80, que
viu a mudança da "base" dos cineastas da Boca do Lixo para a Vila Madalena, geração que agregava egressos do cinema marginal e
estudantes da USP.
O documentário finaliza com a
produção dos anos 90. Tata Amaral ("Um Céu de Estrelas") diz
que essa leva de diretores teve como uma de suas principais escolas o curta-metragem, que ganhou impulso nos anos 80.
Essas diferentes gerações entendem-se em um ponto comum: o
clássico "São Paulo S.A." (65), de
Luiz Sérgio Person (1936-1976), é
apontado como o filme-síntese e
o mais importante da cidade.
EM FOCO: O CINEMA DE SÃO PAULO.
Quando: hoje, às 21h, no Canal Brasil.
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