São Paulo, sábado, 21 de novembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES INÁCIO ARAUJO

UM PECADO EM CADA ALMA
Bandeirantes, 13h05. (The Violent Men). EUA, 1955, 95 min. Direção: Rudolph Maté. Com Glenn Ford, Barbara Stanwick, Edward G. Robinson. Robinson é o rico e canalha proprietário que tenta expulsar de seu pedaço os pequenos camponeses. Um deles, Glenn Ford, comandará a resistência. Faroeste mais famoso pelo elenco, magnífico, do que pela força.

UM SEQUESTRO MITO LOUCO
SBT, 13h50.
EUA, 1989, 88 min. Direção: Dimitri Sotirakis. Com: Burt Young, Martin Sheen e Terry Moore. Pestinha, filho de um casal rico, trama seu próprio sequestro. Aí o moleque começa a se dar bem com o sequestrador e, juntos, vivem várias aventuras. Qualquer semelhança com a história de Patricia Hearst será mera coincidência.

GODZILLA VERSUS MOTHRA
SBT, 15h45.
Japão, 1992, 102 min. Direção: Takao Okawara. Com Tetsuya Betssho, Satomi Kobayashi e Takehiro Murata. Meteorito cai em ilha do Pacífico, desperta criatura adormecida e blablablá.

BEM-VINDO AO LAR, BOBBY
Manchete, 16h.
(Welcome Home, Bobby). EUA, 1986, 104 min. Direção: Herbert Wise. Com Tony LoBianco, Timothy Williams. Jovem estudante de talento, bom namorado, bem encaminhado na vida, tem caso homossexual com homem mais velho. Voltar à velha vida será seu problema.

ALVO DUPLO 2
Bandeirantes, 21h40.
(A Better Tomorrow 2). Hong Kong, 1987, 110 min. Direção: John Woo. Com Chow Yun Fat, Leslie Cheung. Após cumprir pena, criminoso decide unir-se ao irmão, policial, a fim de combater gangue perigosa. Como sempre em John Woo, a verdade tem duas faces antagônicas e equivalentes; o bem e o mal convivendo em cada pessoa. Desse princípio, tira mais um filme precioso, ainda uma vez ajudado por dois dos atores favoritos de sua fase de Hong Kong. Inédito.

OS COWBOYS DE LENINGRADO VÃO PARA A AMÉRICA Cultura, 22h30.
(Leningrad Cowboys Go to America). 1990, 75 min. Direção: Aki Kaurismaki. Com Sakke Jarvenpaa, Keikki Kekinen. A banda de rock de Leningrado vai aos EUA atrás do paraíso do consumo. Legendado.

RELAÇÕES CRIMINOSAS
Globo, 22h45.
(Crimebroker). EUA, 1993, 99 min. Direção: Ian Barry. Com Jacqueline Bisset, Masaya Kato, Peter Boswell. Bisset é a mulher de vida dupla -de dia, uma respeitada juíza, de noite, líder de gangue de assaltantes de gangue. Pior: Kato, perito japonês, descobre o segredo sobre a mulher, mas se apaixona por ela. Inédito.

DESAFIO À CORRUPÇÃO
Bandeirantes, 0h.
(The Hustler). EUA, 1961, 134 min. Direção: Robert Rossen. Com Paul Newman, Jackie Gleason, Piper Laurie. A árdua trajetória de um jovem talento da sinuca (Newman) em busca do título de campeão. Embora aproveite o ambiente sórdido desse esporte, o desafio de Rossen, aqui, diz respeito àquilo que um homem deve perder para chegar à consciência de si mesmo. Um grande filme. P&B.

EXCITAÇÃO
CNT/Gazeta, 0h30.
Brasil, 1977, 90 min. Direção: Jean Garrett. Com Kate Hansen, Flávio Galvão, Betty Sady. Uma casa de praia onde aconteceu um suicídio é o cenário onde casal viverá seu inferno, a partir da depressão e dos delírios que vitimam a mulher. O melhor de Garrett (o sentido de atmosfera em filmes de mistério) e o pior (a tendência a trabalhar sobre roteiros muito fracos) se encontram.

UMA CARONA PARA O INFERNO
Globo, 0h30.
(Midnight Ride). EUA, 1992, 93 min. Direção: Bob Bralver. Com Michael Dudikoff, Mark Hamill, Savina Gersak. Mulher abandona o marido, policial workaholic. Pé na estrada, pega carona com um homem simpático, bonitão e, claro, criminoso de última categoria. Crime e castigo.

TRAGÉDIA NO VIETNÃ
SBT, 2h.
(Saigon: Year of the Cat). Inglaterra, 1983, 105 min. Direção: Stephen Frears. Com Frederic Forrest, E.G. Marshall, Judi Dench. Em 1974, pouco antes de Saigon ser tomada pelas forças do vietcongue, alguns norte-americanos e britânicos vivem na cidade. Produção para a TV britânica em que já se vê o talento superior de Frears.

PORKY'S 2 - O DIA SEGUINTE
Globo, 2h10.
(Porky's 2 - The Next Day). Canadá, 1983, 95 min. Direção: Bob Clark. Com Dan Monahan, Merk Herrier, Wyatt Knight. Segundo exemplar da série muito grosseira que fez a alegria dos adolescentes dos anos 80, em que o essencial são as diabruras de um grupo de estudantes.

LIGAÇÕES COM O DESEJO
Bandeirantes, 2h30.
(Virtual Desire). EUA, 1995, 94 min. Direção: Noble Henri. Com Julie Strain, Michael Meyer. A partir de um serviço telefônico por computador, homem começa a ter casos extraconjugais. Aí sua mulher é morta e ele se torna o principal suspeito, mas uma mensagem em seu computador pode salvá-lo. Quem dá o tom é Julie Strain, rainha da série "Z" nos anos 90.


TV PAGA
Verdades da guerra

da Redação

"Agonia e Glória" (Futura, 22h e 4h), de Samuel Fuller, é tudo que o recente "O Resgate do Soldado Ryan" promete ser e não é: um filme verdadeiro sobre a guerra. Isso vem menos do fato de Fuller ter sido soldado na Segunda Guerra Mundial do que às variações de tom dos dois filmes.
Em "Soldado Ryan", Spielberg jogou tudo na sequência inicial, da invasão da Normandia, e consequente carnificina. Com o tempo, a força diminui (até porque os personagens se mostram pouco sólidos).
Em "Agonia e Glória", ao contrário, o início é quase uma festa para o grupo de recrutas. É com o duro andamento das batalhas que, pouco a pouco, o mundo heróico dissipa-se e torna-se, a cada sequência, mais terrível. (IA)




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.