São Paulo, sexta-feira, 22 de março de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alabarse retorna com Bernhard

DA REPORTAGEM LOCAL

Afastado da direção desde 95 ("Hamleto"), o gaúcho Luciano Alabarse, responsável pelo festival Porto Alegre em Cena até a edição de 2000, volta ao ofício com a montagem de "Almoço na Casa do Sr. Ludwig", do austríaco Thomas Bernhard (1931-89), que estréia hoje em Curitiba.
O texto de Bernhard é baseado em fragmentos da vida e da obra do filósofo e compatriota Ludwig Wittgenstein (1889-1951). Segundo a produção, trata-se da primeira montagem brasileira.
A ação transcorre em torno do almoço de uma família aristocrática da Viena dos anos 50. O caçula Ludwig (Luiz Paulo Vasconcellos) sofre de problemas mentais e é internado em um clínica.
O encontro com as irmã Dene (Ida Celina) e Ritter (Sandra Dani) aflora as tensões e as reminiscências familiares traumáticas.
"Mas que ninguém espere do autor uma biografia linear do grande filósofo Wittgenstein. O Ludwig de Thomas Bernhard é baseado no genial pensador, mas carrega em si elementos de pelo menos mais um membro da família, o sobrinho Paul Wittgenstein, também conhecido por suas excentricidades e refinamentos", afirma Alabarse, 47. Ele traduziu o texto com Nicolas Costa.
Ainda na Mostra Oficial, o monólogo em francês "O Discurso aos Animais" faz duas apresentações, hoje e amanhã. Escrito por Valère Novarina e interpretado por André Marcon, o espetáculo trata de 11 "passeios" em sua viagem interior, que também é uma viagem pelo idioma.
O Fringe dá a largada ao meio-dia. Hoje, são encenadas 45 peças espalhadas em sessões das 12h à 0h. É só o primeiro dia. (VS)


Texto Anterior: Teatro - Festival de Curitiba: Vergueiro vive Coragem de Bertolt Brecht
Próximo Texto: "Desejos, bazófias e quedas": Hamilton Vaz Pereira perde a piada, mas não perde os amigos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.