São Paulo, quinta-feira, 22 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DOCUMENTÁRIO

"Kidnapping" apresenta guerra colombiana

FABIANO MAISONNAVE
DA REDAÇÃO

Pouca gente se dá conta, mas temos um país vizinho em guerra civil -há exatos e ininterruptos 40 anos. Se os tiros na Colômbia ainda ecoam longe por aqui, recentemente o conflito ganhou, no Brasil e no mundo, ao menos uma face conhecida: a da ex-candidata presidencial Ingrid Betancourt, 43, seqüestrada há 790 dias pelas Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), guerrilha terrorista de esquerda.
A HBO traz hoje uma rara oportunidade para saber mais sobre Betancourt e o conflito colombiano, que só no ano passado registrou mais de 2.100 seqüestros -crime que representa apenas uma faceta da violência no país. "The Kidnapping of Ingrid Betancourt" (O Seqüestro de Ingrid Betancourt) é um relato comovente da carreira política e da vida pessoal da ex-senadora, mãe de dois filhos.
A produção de baixo custo usa vídeos caseiros, testemunhos de pessoas próximas e imagens de sua vida pública para mostrar uma política que chama atenção tanto pela beleza como pelo estilo "outsider", com pesadas críticas a políticos tradicionais e defesa do diálogo com os grupos armados enquanto distribui Viagra nas esquinas de Bogotá atrás de votos.
Se a linguagem de vídeo amador torna o filme um pouco árido para a TV, por outro lado deixa ainda mais dramática uma realidade familiar ao Brasil destes dias: o convívio com a violência.
É surreal como o partido de Betancourt e seus familiares mantêm a campanha eleitoral mesmo sem a sua presença. Cortam o coração as mensagens enviadas pelos filhos via rádio a Betancourt -há programas na Colômbia para que familiares façam isso.
Procurado pela Folha, um representante das Farc no Brasil justifica assim o seqüestro da ex-candidata: "Porque ela é parte da classe dominante, e a classe dominante é responsável pela violência que sofre o povo colombiano, diretamente ou por omissão".
As Farc querem trocar os reféns por guerrilheiros presos, mas o governo linha-dura de Álvaro Uribe não aceita negociar. A guerra -e o seqüestro de Betancourt- estão muito longe do fim.


The Kidnapping of Ingrid Betancourt
   
Produção: EUA, 2003
Direção: Victoria Bruce e Karin Hayes
Quando: hoje, às 22h45, no HBO



Texto Anterior: Diretor compete "sem expectativa"
Próximo Texto: Contardo Calligaris: O diálogo contra o conflito
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.