São Paulo, sexta, 22 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Masp - 5.366 obras em quatro volumes


Catálogo geral do museu, que será lançado na quinta-feira, detalha a formação e a história de seu acervo econclui comemorações de seus 50 anos


CELSO FIORAVANTE
da Reportagem Local

O Masp encerra na quinta-feira, com poucos meses de atraso, as comemorações de seu 50º aniversário e ganha seu presente: um catálogo geral de seu acervo, realizado em dois anos de pesquisas.
Não é um catálogo "raisonée", o que implicaria uma documentação detalhada de todas as suas obras, mas, digamos, tem tudo o que interessa e muito mais.
"O catálogo não poderia ultrapassar mil páginas. Assim, seria impossível incluir estudos das mais de 5.000 peças e, principalmente, fotografias de todas elas", disse Luis Marques, coordenador-geral da edição.
São quatro volumes, em edição bilíngue (português ou inglês), dedicados à arte italiana (240 págs.); arte francesa e escola da Paris (304 págs.); arte da península Ibérica, do norte e do centro da Europa (240 págs.); e arte do Brasil e demais coleções (240 págs.). A capa é mole, o que facilita o manuseio.
Os volumes repassam as 5.366 obras do acervo, formado principalmente entre o imediato pós-guerra e 1960, quando termina a influência do fundador Assis Chateaubriand e o entusiasmo da sociedade em relação ao museu.
Seus grandes destaques são a coleção francesa (de 1730 a 1930), 36 obras italianas anteriores ao século 19 e dez exemplos da pintura veneziana (entre 1480, com Bellini, e 1610, com Saraceni).
Os volumes trazem ilustrações e detalhes das obras, biografias dos autores, aprofundada contextualização histórica da obra e uma ficha técnica em que entram técnica, medidas, número no inventário do Masp, entrada no acervo, proveniência, datação, referências em catálogos e detalhada bibliografia sobre a obra. Os índices entram no final de cada volume.
O Masp comemora o lançamento de seu catálogo com uma mostra de 120 "highlights" de seu acervo, a partir de quinta-feira.
A mostra deve ser mais ampla que as frequentes seleções de sua coleção, já que segue a configuração do catálogo.
São certas as presenças de "São Jerônimo Penitente no Deserto", de Mantegna, e "Paul Viaud em Almirante do Século 18", de Toulouse-Lautrec, duas das obras preferidas de Luiz Marques.
"Também entraria pelo menos uma das quatro estações de Delacroix, mas as obras estão cedidas para uma mostra internacional", disse Marques.


Evento: lançamento do catálogo geral do Masp (em quatro volumes) Coordenação: Luiz Marques Editora: Prêmio Editorial Quando: dia 28, quinta-feira, às 19h (para convidados) com o vernissage da mostra Obras-Primas do Catálogo do Masp Onde: Masp (av. Paulista, 1.578, tel. 011/251-5644, Cerqueira César) Quanto: R$ 160 (os quatro volumes; não são vendidos separadamente) Patrocinadores: Volkswagen, BankBoston, BM&F e Fiesp


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.