São Paulo, sexta, 22 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Delfonics é a bola da vez

PAULO VIEIRA
especial para a Folha

Se estar na trilha de um filme de Tarantino já é um negócio da China, o que dizer de ter o nome de sua banda citado diversas vezes pelos protagonistas? A bola da vez em "Jackie Brown" são os Delfonics, grupo de soul da Filadélfia, que fez sucesso no começo dos 70, prenunciando o que viria a ser conhecido como philly sound.
No filme, Jackie Brown apresenta um vinil dos Delfonics para o agente Max; mais à frente, Max é visto numa loja comprando Delfonics, ouve reiteradas vezes a fita no carro e no escritório; e Ordell (Samuel Jackson), o vilão, ao visitá-lo, se surpreende: "Ouvindo Delfonics?"
"É como se minha vida tivesse começado de novo", sintetiza William Hart, compositor e mentor da banda, em entrevista à Folha, por telefone, de Nova York. "Já recebemos convites para tocar na Alemanha, França e Inglaterra e aguardamos ansiosos para conhecer o Brasil".
Para quem vinha se apresentando até em festivais de bluegrass (uma vertente xiita do country), o depoimento não poderia ser mais enxuto.
"Vamos lançar um novo disco este ano, e há quatro inéditas com toques dos 90, mas sem perder nossa identidade."
Tarantino escolheu "Didn't I Blow Your Mind this Time", o segundo sucesso dos Delfonics e Grammy como hit de soul de 1970. É um exemplo refinado do "sexysoul" da banda.
A banda que vivia então o estrelato, já havia gravado "Ready or Not (Here I Come)", música que seria, quase 30 anos depois, um dos carros-chefes de "The Score", o milionário disco dos Fugees. Mas nem depois disso as coisas melhoraram para os Delfonics.
Brigados, William e seu irmão Wilbert, também fundador, mantêm dois Delfonics distintos. "Como eu detenho o nome da banda, meu telefone não pára de tocar", diz William, que ficou sabendo de sua "nova vida" por intermédio de sua mulher, que viu "Jackie Brown".
Quem quiser ouvi-los, no Brasil, só importando. E é bom deixar claro ao lojista que não se trata dos Del Tones, a banda de surf music de Dick Dale, outro que Tarantino ressuscitou, aí em "Pulp Fiction".



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.