São Paulo, sexta, 22 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bobby Womack é o melhor da trilha

especial para a Folha

Às já evidentes homenagens ao cinema negro de ação, a "blaxploitation", em todo o conceito de "Jackie Brown", Tarantino adicionou outras, estas na trilha sonora.
Duas das faixas, "Across 110º Street", de Bobby Womack, e "Long Time Woman", interpretada claudicantemente pela atriz Pam Grier, são originais de filmes "blaxploitation" dos 70.
A atmosférica "Across 110º Street" é a faixa-título do filme de Barry Shear, com Anthony Quinn e locações no Harlem, e mostra o grande talento vocal e de composição de Womack.
Por suas habilidades na guitarra, Womack impressionou logo cedo Sam Cooke, que contratou-o, com seus irmãos, para sua banda de apoio. Em 63, deixando Cooke -que seria assassinado em 64-, gravou "It's All Over Now", sucesso com os Rolling Stones.
Womack trabalhou com Wilson Pickett, Marvin Gaye e fez canções que seriam sucessos com George Benson ("Breezin"), J Geils Band ("Lookin' for a Love") e Janis Joplin ("Trust me").
Numa entrevista ao jornal "Boston Globe", à época em que gravou "Only Survivor", em que nomeava amigos mortos como Hendrix, Cooke e Otis Redding, disse: "Lembro-me de mais gente no túmulo do que viva. Nosso negócio é rápido".
Pelo menos dois temas de filmes "blaxploitation" se eternizaram. "Trouble Man", de Marvin Gaye, e "Shaft", de Isaac Hayes. Tarantino acaba de reinscrever Womack nessa santíssima trindade. (PV)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.